Empresa parceira da Volkswagen avança no desenvolvimento de bateria de estado sólido

A Gotion, parceira da Volkswagen, avança na produção da bateria de estado sólido "Jinshi", com 350 Wh/kg e autonomia de 1.000 km. Saiba mais sobre a nova linha de 2 GWh e os planos de industrialização da tecnologia na China.

Gotion High-Tech, gigante chinesa do setor de baterias e estrategicamente apoiada pela Volkswagen, deu um salto significativo no desenvolvimento e na industrialização de sua inovadora bateria de estado sólido, a “Jinshi”. A empresa anunciou que a bateria, fruto de oito anos de pesquisa e desenvolvimento, entrou oficialmente em fase de produção em escala piloto.

Empresa parceira da Volkswagen avança no desenvolvimento de bateria de estado sólido

Em um movimento que sinaliza o avanço rumo à produção em massa, a Gotion já iniciou o planejamento de uma linha de produção de grande escala, com capacidade de 2 GWh. Este projeto é visto como um marco fundamental para a consolidação da tecnologia de baterias de estado sólido no cenário industrial chinês.

Lançada em maio de 2024, a bateria Jinshi utiliza um eletrólito sólido à base de sulfeto, uma tecnologia avançada que permite uma densidade energética notável. A célula atinge impressionantes 350 Wh/kg, um aumento de aproximadamente 40% em relação às baterias de lítio ternárias convencionais.

Bateria estado sólido Gotion – Foto: 21jingji

 

Para alcançar este desempenho, a Gotion implementou diversas inovações em materiais, incluindo:

  • Eletrólitos micronizados.

  • Cátodos monocristais com revestimento ultrafino.

  • Ânodos de silício mesoporoso tridimensionais.

A segurança é outro ponto alto. A Jinshi passou por testes rigorosos, como penetração de pregos, esmagamento e testes em câmara térmica a 200 °C, demonstrando robustez superior.

Leia aqui: Stellantis anuncia testes em bateria que vai revolucionar os elétricos e deixar os carros mais baratos

Avanços na Produção e Durabilidade

A primeira linha piloto de 0,2 GWh da Gotion já demonstrou sucesso, alcançando 100% de localização dos equipamentos e uma taxa de rendimento estável de 90%. Além disso, a empresa aprimorou a condutividade iônica de seu eletrólito em cerca de 60% e reduziu drasticamente a pressão de pré-carga da célula em 90%, otimizando a consistência da fabricação.

Em termos de durabilidade, os resultados são promissores:

  • A bateria suporta mais de 3.000 ciclos de carga.

  • Possui uma vida útil projetada de um milhão de quilômetros.

  • Com uma densidade de sistema de 280 Wh/kg, ela pode viabilizar uma autonomia estimada de 1.000 km por carga em veículos elétricos.

  • Protótipos da bateria já completaram mais de 10.000 km em testes de estrada.


 

Ainda resta um longo tempo para essas baterias estarem disponíveis - Imagem gerada por I.A
Ainda resta um longo tempo para essas baterias estarem disponíveis – Imagem gerada por I.A

 

Caminho para a Comercialização

 Embora o cronograma da nova linha de 2 GWh não tenha sido detalhado, a Gotion planeja integrar a bateria em veículos de pequena escala até 2027 e atingir a produção em massa até 2030. A empresa também está explorando a aplicação da tecnologia de estado sólido em outras áreas, como aeronaves eVTOL, em colaboração com a desenvolvedora EHang.

Analistas do setor veem esses desenvolvimentos como um passo crucial para a China diminuir a distância tecnológica em relação a concorrentes de longa data, como Japão e Coreia do Sul. O desafio agora se concentra em controlar os custos de produção e aprimorar a estabilidade da interface para garantir a viabilidade comercial em larga escala.

Qual o futuro dos EVs com 1.000 km de autonomia? Comente sua expectativa sobre as baterias de estado sólido e o impacto dessa tecnologia no mercado de veículos elétricos!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.