Empresa parceira da Chery entrega primeiro lote de baterias de estado sólido para carros elétricos

A Chery e a Anwa anunciam a produção das primeiras amostras de baterias de estado sólido, prometendo maior segurança e densidade energética para a próxima geração de veículos elétricos.

A corrida pelas baterias de estado sólido (SSB) ganhou um novo e importante capítulo na China. A Anhui Anwa New Energy Technology, uma empresa com participação da renomada Chery e da fabricante de baterias Gotion High-Tech, anunciou que o primeiro lote de amostras de engenharia de suas baterias de estado sólido já saiu da linha de produção.

Este marco representa um avanço significativo rumo à produção em larga escala de uma tecnologia que promete revolucionar o mercado de veículos elétricos.


Empresa parceira da Chery entrega primeiro lote de baterias de estado sólido para carros elétricos

Fundada em junho de 2020, a Anhui Anwa New Energy Technology tem a Chery New Energy controlando 9,89% de suas ações e a Gotion High-Tech com 5,89%, segundo pesquisa da CarNewsChina. Desde outubro de 2024, o Grupo Chery já havia expressado planos ambiciosos para iniciar a produção de SSBs na China.

Agora, esses planos se materializam com a saída do primeiro lote das linhas de produção da fábrica da Anwa na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Wuhu, ocorrida em 4 de julho de 2025, conforme noticiado pelo Dawang News.

Embora essas sejam amostras de engenharia, a Anwa informou que as baterias passaram pelo rigoroso e inovador padrão “Sem Fogo, Sem Explosão”, um selo de segurança que eleva o patamar de confiabilidade para essa nova geração de baterias.

Bateria em estado sólido - Foto: Divulgação
Bateria em estado sólido – Foto: Divulgação

 

Tecnologia Avançada e Produção Eficiente

A fábrica da Anwa é um exemplo de inovação, adotando uma cadeia de produção completa e integrada. A linha de produção, com mais de 35 metros de comprimento, incorpora oito funções automatizadas, como revestimento automático de células positivas e negativas, composto de diafragma de eletrodo e selagem térmica dinâmica.

A capacidade de produção planejada é de 1,25 GWh, com uma velocidade de produção de 20 metros por minuto.

A empresa destaca o uso de tecnologia de corte a laser, que resolve o problema da poluição por poeira, e um processo de produção a seco de cinco etapas, que otimiza o consumo de energia em 20% e reduz o investimento em ativos fixos em 30%.

Nos próximos anos, a unidade da Anwa se tornará um centro de P&D para baterias de estado sólido de 5 GWh, com uma linha de produção automatizada ainda mais integrada.

Produção Anwa - Foto: Divulgação
Produção Anwa – Foto: Divulgação

Densidade energética é o futuro

A primeira geração de baterias de estado sólido da Anwa apresenta uma densidade energética de 300 Wh/kg. Mas as ambições não param por aí: a empresa já tem pacotes de segunda geração, com densidade energética de 400 Wh/kg, em produção experimental.

O plano é ambicioso e prevê o início da montagem em série das baterias de terceira geração, com impressionantes 500 Wh/kg, já em 2027.

Embora não haja informações oficiais sobre quais veículos adotarão as baterias de estado sólido da Anwa, um protótipo do crossover elétrico Exeed Exlantix ET da Chery já foi flagrado na China com uma grande inscrição “All-solid-state battery” na lateral, indicando que a montadora já está testando ativamente a tecnologia em seus futuros modelos.

A chegada das baterias de estado sólido promete não apenas maior segurança, mas também maior autonomia e tempos de recarga mais rápidos para os veículos elétricos do futuro.

Você está animado com o avanço das baterias de estado sólido? Acredita que elas vão acelerar a transição para os veículos elétricos no Brasil? Compartilhe sua opinião!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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