Com emissão online de documentos, licenciamento antecipado cresce em SP

Levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostra que o número de veículos licenciados no Estado cresceu 16% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. No primeiro mês de 2023, 3.368.748 de motoristas regularizaram a documentação digitalmente – em janeiro de 2020, 2.890.709 de pessoas haviam optado pelo licenciamento antecipado.

À época, o documento do veículo ainda era impresso em papel moeda. Para os motoristas paulistas, o formato eletrônico do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV-e), foi implementado em maio de 2020 pelo Detran-SP. E, ao que tudo indica, a emissão online favoreceu o licenciamento antecipado.

Licenciamento antecipado prossegue até o final do semestre

Para quem ainda pretende licenciar o veículo antecipadamente, o pagamento continua disponível até junho no Estado de São Paulo, independentemente do final de placa. O proprietário de veículo deve pagar a taxa do Detran-SP, no valor de R$ 155,23, nos bancos, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou pela internet. 

VEJA TAMBÉM

Para a antecipação do Licenciamento SP 2023, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deverá estar quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, como, por exemplo, eventuais multas de trânsito.

Caso prefira, o proprietário pode também aguardar o cronograma obrigatório para atualizar o licenciamento, de acordo com o final da placa do veículo. O calendário começa em 1º de julho e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro:

Calendário do Licenciamento SP 2023 (Foto: Divulgação/Detran-SP)

A infração para quem não atualizar a documentação do veículo no prazo estabelecido é gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Capital lidera o licenciamento antecipado

O levantamento do Detran-SP mostra também as cidades que mais tiveram veículos licenciados no primeiro mês deste ano. Com folga, a capital lidera o ranking:

  1. São Paulo – 967.746 veículos licenciados 
  2. Campinas – 104.339 
  3. Guarulhos – 73.357 
  4. Ribeirão Preto – 63.997 
  5. São Bernardo do Campo – 59.194
  6. Santo André  – 58.465
  7. Sorocaba – 55.649
  8. São José dos Campos – 51.112
  9. Osasco – 43.898
  10. Jundiaí – 43.600

Saiba como obter o CRLV-e atualizado

Após atualizado, CRLV-e pode ser impresso em papel comum (Foto: Divulgação/Detran-AM)

Para concluir o Licenciamento SP 2023, é preciso informar o número do Renavam e pagar a taxa do Detran-SP via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados –Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal – ou nas lotéricas, assim como o IPVA SP 2023 e os demais débitos do veículo.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’, disponível no site do Poupatempo, portal do Detran-SP e no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O mesmo pode ser feito por meio dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após gerado o CRLV-e atualizado, o motorista poderá imprimir sua via em papel sulfite comum (A4-branca) para levar consigo no veículo.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile