Emissão do CRLV requer pagamento do IPVA e outras taxas; saiba quais

Para a obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o proprietário precisa ter todas as taxas e tributos pagos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alertam os contribuintes que para obtenção do licenciamento completo dos veículos (CRLV) é necessário quitar outros itens além do IPVA.

Ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário que também sejam pagos os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver. Essa necessidade não ocorre apenas na Bahia, mas também em todos os Estados brasileiros.

Saiba o que fazer caso não visualize o CRLV no CDT após o pagamento do licenciamento

(Foto: Divulgação)

Emissão do CRLV

Somente dessa forma, é possível obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é o documento que comprova que o veículo não tem nenhum tipo de pendência.

Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, no caso da Bahia), bastando informar apenas o número do Renavam. 

Mais informações podem ser obtidas pelos sites da Sefaz-BAe do Detran-BA, pelo telefone 0800-071-0071 e elo e-mail [email protected].

ipva restituição passo a passo

(Imagem: Reprodução)

Calendário de vencimento do IPVA na Bahia 

Na Bahia, com o calendário em curso, os donos de automóveis de placas finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 possuem prazos de pagamento do IPVA terminando neste mês de maio. Os proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 podem quitar o imposto em cota única, com 10% de desconto, até os dias 30 e 31, respectivamente.

Já os donos de automóveis com placas 1 e 2 que dividiram o imposto em cinco vezes precisam quitar a terceira cota até 30 e 31 de maio, respectivamente. Por fim, as datas de vencimento para os contribuintes com automóveis de placas com finais 3 e 4 pagarem a segunda parcela do tributo são 27 e 30 de maio, respectivamente.

parcelar dívidas do ipva, multas

(Foto: Shutterstock)

Descontos e parcelamento ampliados

O governo baiano ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022, alegando “o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação”. 

No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes.

Conheça o PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil

(Foto: Youtube)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA