Em alta: Brasil vende quase 80 mil veículos elétricos em 2024 (até agora)

Em alta: Brasil vende quase 80 mil veículos elétricos em 2024 (até agora). Veja os principais dados da ABVE sobre o segmento.

O brasileiro está cada vez mais interessado na eletrificação. Foram quase 80 mil veículos elétricos em 2024 (de janeiro a junho), evidenciando uma maior aceitação pela categoria. Veja os dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

Quase 80 mil veículos elétricos em 2024 vendidos no Brasil - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
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Quase 80 mil veículos elétricos em 2024 vendidos no Brasil

Junho foi o terceiro melhor mês da série histórica para os eletrificados no país, com 14.396 emplacamentos. Em relação a junho de 2023, o crescimento foi de 131% (6.225) e de 253% sobre junho de 2022 (4.073).

Com isso, o primeiro semestre de 2024 registrou um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos. Esses números representam um aumento de 146% sobre os 32.239 do primeiro semestre de 2023 e 288% sobre os 20.427 do primeiro semestre de 2022.

Esse total fez com que o Brasil chegasse à marca simbólica de 300 mil eletrificados leves em circulação desde 2012, quando a ABVE iniciou sua série histórica. 

Nessa soma incluem todas as tecnologias: BEV 100% elétricos, PHEV híbridos elétricos plug-in, HEV flex e a gasolina (não plug-in) e os micro-híbridos MHEV. 

“Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

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Qual o percentual de vendas dos carros elétricos?

De janeiro a junho, essa foi a divisão por tipo das vendas de carros elétricos:

  • Os modelos BEV representam 39% dos emplacamentos em 2024 (31.20);
  • Os modelos PHEV responderam por 29,5% (23.296);
  • Os modelos HEV (híbridos não-plug-in) a gasolina representam 3% das vendas (7.394). 
  • Os HEV flex a etanol ficaram com 14% (10.987)
  • E os micro-híbridos MHEV com 8% (6.423). 

Em junho a divisão foi a seguinte: 

  • BEV: 5.190 (36,1%)

  • PHEV:5.047 (35,1%)

  • HEV: 1.239 (8,6%)

  • HEV FLEX: 1.736 (12,1%)

  • MHEV: 1.184 (8,2%)

Imposto ainda é um temor para a ABVE

“Temos ouvido notícias preocupantes sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, que estava prevista pelo Governo Federal somente para julho de 2026”, acrescentou Ricardo Bastos. 

“Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”.

Na segunda-feira, passou a valer a nova alíquota de importação dos carros elétricos importados. O imposto passou de 10% para 18%. Em julho de 2025 sobe para 25% e atinge 35% a partir de julho de 2026.

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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