Elétrico inspirado no ” Fusca Chinês ” chega em 2022, mesmo com risco de processo

Fusca Chinês: modelo da GMW inspirado do VW Fusca deve ser lançado em 2022. a VW pensa em processar a empresa chinesa por cópia. Saiba mais!

A marca chinesa Great Wall Motors (GWM) voltou a apresentar o seu carro elétrico que parece ter sido inspirado no Fusca, o Ballet Cat. Além disso, o carro elétrico deve chegar às lojas da China em 2022. A Volkswagen não gostou desta história e ameaça processar a GWM. Aliás, o modelo já vem até sendo chamado de ” Fusca Chinês“.

Fusca Chinês

Oro Ballet Car. Foto: Divulgação / GWM

” Fusca Chinês ” saiba mais sobre o carro e a polêmica

Mesmo com as ameaças da Volkswagen em processar a GWM e sua submarca, a Ora – responsável por produzir o “Fusca Chinês” –  o elétrico voltou a ser apresentado ao público.

O assunto vem causando polêmica desde a aparição do Ora Punk Cat no Salão de Xangai de 2021 (abril), pela GWM. Isso porque a semelhança do conceito destes elétricos com o Fusca é evidente. Assim, a Volkswagen parece se sentir bastante desconfortável. Inclusive, fazendo a empresa estudar a possibilidade de processar o fabricante chinês por cópia.

Por outro lado, conforme mencionado, a marca chinesa segue no seu projeto. Assim, dá continuidade ao lançamento do carro e ainda traz uma nova versão do Ora Punk Cat, o Ora Ballet Cat – sobre o qual já falamos aqui no Garagem360.

fusca chinês

Punk Cat. Foto: Divulgação/GWM

Ora Ballet Cat

O Ballet Cat é, realmente, muito parecido com o Volkswagen Fusca – assim como o Punk Cat. Dessa forma, sugerindo ser uma cópia do clássico modelo.

Algumas alterações foram realizadas no modelo pela Great Wall Motors, em relação à versão apresentada em Xangai (o Ora Punk Cat) . Por exemplo, os faróis dianteiros e as lanternas traseiras receberam novo design, a fim de diferenciar o Ballet Cat do Fusca original. Além disso, uma nova placa surgiu na tampa do porta-malas.

Fusca da China

Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

No entanto, o interior do Ora Ballet Cat continua com inspirações claras no Fusca. Mas, os estofados, por exemplo, apresentam uma tonalidade rosa bastante inusitada.

Enquanto isso, o design do volante multifuncional e a central multimídia, que se estende pelo painel e vai até o cluster, se assemelha bastante também ao da Mercedes-Benz .

Não há, até o momento, informações mecânicas sobre os modelos. No entanto, já sabemos que serão 100% elétricos. Além disso, contarão com 400 quilômetros de autonomia.

fusca da china

Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

Aproveita e leia também: 10 carros populares mais econômicos em 2021

Mais detalhes serão revelados no lançamento oficial do  Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2022.

GWM no Brasil

Ballet Car. Foto: Divulgação/GWM

GWM no Brasil

Vale relembrar que a GWM chegou ao Brasil no mês passado. No caso, ao adquirir a antiga fábrica da Mercedes-Benz, localizada na cidade Iracemápolis (SP). A fábrica estava desocupada desde dezembro de 2020. A pretensão da GWM no Brasil é produzir SUVs e picapes.

No entanto, a produção da chinesa no Brasil deve começar a partir de 2022 ou até depois. Isso porque a GWM tem planos para começar a sua operação no Brasil importando modelos, assim como é o caso da Lifan e JAC Motors.

Por outro lado, a GWM já confirmou, por exemplo, a picape média Poer – que pode ser uma  rival da Toyota Hilux e do Chevrolet S10.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA