Efeito Donald Trump: Americanos preferem pagar mais caro em carros nacionais
Descubra como a preferência dos americanos por carros "made in USA" e as políticas tarifárias estão elevando os preços e acelerando o fim dos modelos acessíveis, em um cenário influenciado pelo "efeito Trump".
Uma nova pesquisa do Cars.com revela um cenário intrigante no mercado automotivo americano: 55% dos potenciais compradores de carros estão dispostos a desembolsar mais por um veículo se isso significar a geração de empregos nos Estados Unidos. Essa preferência, alinhada a uma possível continuação da política de Donald Trum que desestimulam importações, pode estar remodelando a indústria e acelerando o fim dos carros mais acessíveis.
Efeito Donald Trump: Americanos preferem pagar mais caro em carros nacionais
O dado que mais salta aos olhos na pesquisa é a diferença no preço médio por país de origem. Em 2025, o preço médio dos veículos montados em fábricas americanas atinge US$ 53.000, enquanto a média geral do mercado ronda os US$ 50.000. Isso sugere que a desglobalização da indústria automotiva, impulsionada por políticas tarifárias, está elevando os custos para o consumidor final.
O Índice Americano (AMI) de 2025 do Cars.com, uma fonte de dados robusta sobre a indústria automobilística e sua relação com a economia global, trouxe à tona algumas revelações importantes. Enquanto nomes como Tesla e Honda continuam a liderar a fabricação de carros nos EUA, e modelos icônicos como a Ford F-150 e a Chevy Silverado não figuram entre os 20 “mais americanos” em conteúdo de peças, a preferência do consumidor e as tendências de preços merecem destaque.
A Jeep Gladiator, montada em Toledo, surge como a única picape que, do ponto de vista de fabricação, realmente condiz com seu marketing “rah-rah-‘murica”.
Curiosamente, empresas coreanas como Hyundai e Kia estão rapidamente intensificando sua montagem em solo americano. Modelos como o Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6 e o Kia EV9 já são produzidos na Geórgia, com o EV6 apresentando um notável conteúdo de peças americanas de 80%.
O Fim dos Carros Baratos e o Impacto das Tarifas
A situação é ainda mais preocupante para quem busca um carro novo e acessível. Atualmente, há poucos veículos com preço de tabela abaixo de US$ 30.000 nos EUA. Desses, alarmantes 91% são fabricados no exterior e, portanto, suscetíveis à pressão de novas tarifas.
Dos 19 carros no mercado americano listados abaixo de US$ 35.000, apenas dois são fabricados localmente.
Essa realidade indica que o “carro barato” está em extinção no mercado americano, e as políticas tributárias podem estar acelerando esse processo. O ambiente logístico de longo prazo para a indústria automobilística, que é intrinsecamente internacional, se torna uma incógnita.
Como as empresas se adaptarão a um cenário de desglobalização e como isso impactará os preços e a disponibilidade de veículos, são perguntas que ainda aguardam respostas.
Essa preferência por veículos nacionais é uma vantagem ou um obstáculo para o consumidor? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.