Economistas explicam porque o carro no Brasil é tão caro

Profissionais destacam os altos impostos cobrados no país como fator determinante para os preços superiores a outros mercados, como o americano

Você já deve ter se deparado com diversos comparativos de preços de carros no Brasil e em outros países. Não é novidade que os veículos vendidos em território nacional não são dos mais baratos. O motivo, no entanto, pouca gente sabe ao certo. Procurados pela reportagem do Garagem 360, especialistas em economia citaram a alta carga de impostos brasileiros como principal razão para explicar a diferença de valores daqui e do exterior.

O economista Miguel de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), também apontou as taxas tributárias cobradas no país como o  motivo primordial para a diferença nos preços, mas citou outras razões para o alto valor. “A mão de obra aqui é mais cara do que no exterior e a competitividade do mercado automobilístico nos Estados Unidos é maior, exigindo que as montadoras abaixem os preços.”

Um levantamento feito pelo Garagem 360 com cinco automóveis diferentes comercializados no Brasil, nos Estados Unidos e no México mostra que o brasileiro é quem mais precisa abrir a carteira para adquirir um veículo zero quilômetro atualmente.

Tabela

 

Devido ao fato de que em mercados internacionais alguns modelos contam com opcionais não disponibilizados no território nacional e vice-versa, a pesquisa considerou a versão mais básica dos carros, mas sempre com a mesma motorização. A exceção foi o Golf (*). A opção mais simples do compacto da Volkswagen é vendida com motor 1.8 nos Estados Unidos, mais potente do que o 1.4 comercializado no Brasil e no México.

Para o economista Moises Bagagi, diretor financeiro da empresa M2BS, os preços quase abusivos cobrados aqui são formas do governo brasileiro se recuperar de um momento instável. “O Brasil é um dos países onde a carga tributária mais pesa na economia e com os níveis de juros reais dos mais altos do mundo. É como se o governo punisse com impostos muito altos as empresas que produzem”, analisa.

Apesar de concordar com Oliveira na opinião de que a carga tributária é altíssima, Bagagi fez questão de lembrar que outros fatores também incidem no preço praticado no país. “Muitos insumos produtivos e maquinários precisam ser importados, e com o real desvalorizado frente ao dólar, o preço sofre aumento”, diz. Ele ainda cita o valor dos serviços de logística rodoviária que, na opinião dele, “são caros e ineficientes”, e a margem de lucro das montadoras e das concessionárias, que estão entre as mais altas do mundo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
jota ren
jota ren
16 de maio de 2015 18:22

É interessante ouvir “não são dos mais baratos”, mostra um tom tendencioso do artigo, o carro é caro mesmo, e não são impostos somente, o que pesa muito é a ganância dessa rede que gira em torno dos automóveis (não digo carroça, porque seria ofender as carroças). Recomendo ao responsável deste artigo consulte as reportagens do Joel Leite para ter mais noção do que trata o assunto. Obrigado.

Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA