E se a Uber sair do Brasil?

E se a Uber sair do Brasil? No mês passado, a 4ª Vara de Justiça do Trabalho condenou a Uber do Brasil a pagar uma multa de R$ 1 bilhão e registrar seus mais de 700 mil profissionais cadastrados.

A medida ligou o alerta para uma possível saída do país, o que poderia deixar muita gente sem seu “ganha pão”, além de milhões de passageiros desamparados.

Se a Uber sair do Brasil, quem assume? Foto: Freepik
Se a Uber sair do Brasil, quem assume? Foto: Freepik

A Uber sairá do Brasil?

De acordo com o Centro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), o Brasil conta com 1,6 milhão de trabalhadores atuando como motoristas de aplicativos e entregadores.

Só na Uber, os números divergem. Ela alega ter mais de 1 milhão de motoristas e entregadores cadastrados, mas a Vara de SP diz serem entre 500 mil e 774 mil. 

Independente dos números, são profissionais que vão ter suas rendas comprometidas com uma possível saída.

Querendo ou não, a Uber transformou a vida de inúmeras pessoas. De um lado, os passageiros, que ganharam uma opção de transporte em conta em relação aos táxis. 

Do outro, os profissionais, que embora não tenham a proteção da CLT, passaram a ter uma fonte de renda. 

Flávio Leandro, 37, foi um dos motoristas que comprou um carro apenas para trabalhar na Uber e não se arrepende.

Com uma renda mensal líquida de pouco mais de R$ 4 mil, Flávio acredita que se o Uber sair, as demais concorrentes (como 99 e Indrive), não vão conseguir atender a demanda. Nem as corridas que faz fora do aplicativo.

“A Uber é a melhorzinha, mas as corridas “por fora” ainda pagam mais, só que não tem toda hora”, ressalta Flávio.  

“Por fora” são as corridas que ele faz fora dos aplicativos para clientes que já conhecem e têm confiança, geralmente amigos e indicações.

Quando indagado sobre a possibilidade de assinar carteira, o motorista acredita que vai tirar a autonomia do motorista, já que vai ter que cumprir horário e nem sempre é aquele que dá mais dinheiro.

“O bom de ser motorista de aplicativo é essa flexibilidade e se tirar vai ficar ruim. Ter horário e cumprir meta é tudo que a classe dos Uber não quer”, finaliza.   

Correios pode entrar na briga?

Em fevereiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a afirmar que os Correios poderiam oferecer uma alternativa própria se a Uber saísse.

Até o momento, nada foi apresentado, o que sugere que a estatal não tem o interesse (ou condições) de desenvolver um app capaz de suprir uma possível ausência da principal plataforma de transporte.

Por enquanto, o Mobi Zap SP, é a alternativa mais interessante do poder público no segmento. No entanto, o app está presente apenas na cidade de São Paulo.

Aqui tem mais sobre o caso: Motoristas da Uber poderão ter auxílio-alimentação, afirma secretário-executivo do MT

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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