Furto de veículos de locadoras: entenda como agem os criminosos

Policiais civis da delegacia de polícia de Suzano –Seccional de Mogi das Cruzes –, na Grande São Paulo,  realizaram, na semana passada, o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, que resultou na apreensão de diversos carros e objetos e na prisão em flagrante de um homem. As investigações tinham o objetivo de desvendar crimes que ocorriam na região, especialmente furtos de veículos de locadoras. 

Entenda como os criminosos realizavam o furto de veículos de locadoras

Durante as diligências, os agentes conseguiram abordar um dos integrantes da associação criminosa conduzindo um veículo, produto de crime, que foi preso.

Nos locais averiguados, foram apreendidos cinco veículos, além de uma pistola Taurus G2C calibre 40, chaves e manuais, diversos cartões de crédito em nome de terceiros, máquinas e bobinas, documentos – incluindo Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) –, equipamentos de informática, smartphones e rastreadores.

Furto de veículos de locadoras: entenda como agiam os criminosos
Criminosos utilizam o veículo furtado de locadora realugando-o por meio de empresa falsa  (Foto: Arquivo/Garagem360)

Segundo a polícia, os criminosos retiravam o rastreador instalado nos carros furtados e os enviavam a outros Estados e até mesmo a outros países, como a Bolívia. Sem os rastreadores, os veículos eram realugados a terceiros, por meio de empresas falsas, sem levantar suspeitas dos clientes.

Roubos e furtos em alta

Segundo o mais recente balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o número de roubos e furtos de automóveis, motos e comerciais leves apresentou no primeiro bimestre de 2023 alta de 12,7% na comparação com igual período de 2022, em todo o território paulista.

Os casos diários totalizaram 352 ocorrências em fevereiro de 2023 contra 317 no mesmo mês do ano anterior, significando uma elevação foi de 11,3%. Considerando a natureza dos crimes, observou-se a prevalência dos casos sem emprego de violência ou ameaça: 72% são relativas a furtos e apenas 28% a roubos.

Furto de veículos de locadoras
Roubos ocorrem com menor frequência em comparação aos furtos, mas mesmo assim em quantidades preocupantes (Foto: Getty Images)

Os furtos também aparecem como maioria na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE no final do ano passado, que mostra que no Brasil ocorrem 64 roubos e furtos de veículos por hora.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar