É o fim dos cromados? Dona da Jeep, Fiat e Peugeot anuncia medida drástica ao item
É o fim dos cromados? Dona da Jeep, Fiat e Peugeot anuncia medida drástica ao item que pode não estar mais nos próximos modelos.
É o fim dos cromados? A Stellantis, gigante automotiva que detém marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras, está tomando uma decisão ousada e ecologicamente correta: eliminar os detalhes cromados de seus carros.
É o fim dos cromados?
A mudança já começou. Se antes os modelos ostentavam detalhes cromados no nome do carro, maçanetas e outros detalhes na carroceria, no futuro será apenas uma lembrança.
O primeiro carro da marca, o Jeep Wagoneer S. O lançamento da Stellantis já não conta mais com os detalhes chamativos. Ao invés disso, a marca adotou apenas acabamentos em tons mais escuros e o brilho vem da iluminação LED.
Por que essa mudança?
A decisão de abandonar o cromado não é apenas estética, visto que a produção de cromo exige um processo altamente poluente que libera toxinas no meio ambiente, impactando negativamente a saúde humana e o ecossistema.
Além disso, a liga usada no acabamento dos carros, o Crómio Hexavalente, conhecido também como Crómio 6, é altamente cancerígena.
De acordo com o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia, o componente é o contaminante mais potente presente no ar do estado.
“O cromo hexavalente é um agente cancerígeno que é o segundo contaminante tóxico do ar mais potente identificado pelo estado”, disse o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia em comunicado fornecido à CNN. “É 500 vezes mais tóxico que o escapamento de diesel e não tem nível seguro de exposição conhecido.”
O perigo maior está no processo de produção de frisos e emblemas, ou seja, não há risco para o proprietário do veículo ou os ocupantes durante uma viagem mais longa, por exemplo.
O Crómio 6 só é potencialmente perigoso no processo de cromagem, seja para os trabalhadores, seja em sua liberação no ar.
O processo de cromagem também envolve o uso de produtos químicos perigosos que podem representar riscos à saúde dos trabalhadores e cria um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Leia também:
Jeep Wagoneer S 2025 – Tudo sobre o novo SUV 100% elétrico que chega em breve.
O que esperar do futuro?
O uso do cromo nos carros deve ser abandonado de vez. Além da Stellantis, a Volkswagen também estuda alternativas mais modernas e sustentáveis. Entre os possíveis substitutos estão o preto fosco, cinza chumbo e detalhes em bronze.
Segundo o chefe de design da Stellantis, Ralph Gilles, o grupo se prepara para oferecer acabamentos mais interessantes para substituir os cromados já em seus próximos lançamentos.
Ele ressalta que devem chegar novas texturas, cores, assim como imitação de aço escovado, metais polidos e bronze.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.