É o fim do legado da Toyota? GWM assume posição em que a marca japonesa era líder

A montadora chinesa Great Wall Motors vive o seu melhor momento no Brasil. Graças a seu desempenho de vendas em maio, a fabricante surpreendeu, deixando pra trás inclusive a Toyota em segmento de elétricos. Confira.

É o fim do legado da Toyota? GWM assume posição em que a marca japonesa era líder
Veja os números obtidos pela montadora chinesa em maio no país (Foto: Divulgação)

GWM supera a Toyota no segmento de elétricos

A montadora chinesa Great Wall Motors estreou da melhor forma possível no Brasil.

No seu primeiro mês de operação no país, a GWM teve o primeiro lugar entre os modelos híbridos mais vendidos do país.

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O principal responsável por essa façanha foi o Haval H6, que registrou em maio, 960 emplacamentos, sendo o mais bem colocado entre os híbridos.

O índice de vendas do SUV eletrificado torna-se ainda mais relevante pelo fato de o modelo nem sequer ter sido lançado em campanha publicitária ou inaugurado na rede de concessionárias da marca chinesa.

Para chegar ao topo, o Haval H6 e a GWM derrotaram adversários duros, como o Corolla Cross da Toyota.

Nos próximos três anos, a GWM pretende lançar 10 novos carros no mercado brasileiro, uma média de dois a cada seis meses, já a partir do segundo semestre de 2023.

Novo protagonista do segmento

Apesar de ser apenas o começo da atuação da GWM no país, a montadora parece ter chegado para brigar pelo topo do segmento de elétricos.

O volume de vendas somente do Haval H6 no último mês foi o suficiente para ficar à frente de montadoras mais consolidadas no segmento e no país, como: Audi, Kia, Land Rover, Mercedes-Benz e Volvo.

Segundo Oswaldo Ramos, diretor executivo da montadora, tal sucesso logo na estreia aponta para a consolidação da marca no país de forma imediata:

“Uma marca que já nasce estabelecida entre as montadoras de médio porte no País”, destaca Ramos.

Além do Haval H6, a versão GT da linha também conquistou bons resultados, sendo o híbrido plug-in mais vendido do País, com 440 unidades.

Segundo os próprios representantes da GWM, o segmento de veículos híbridos plug-in no Brasil ”tem um novo dono”.

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Modelo de orgulho e de euforia: desempenho da GWM em maio anima representantes (Foto: Divulgação)

Motivos para o sucesso imediato

Dentre as razões mais levantadas como explicações para o sucesso repentino da GWM no país, se destaca o fato da montadora ter estudado o mercado para oferecer veículos específicos as necessidades locais.

Além disso, a montadora destaca no país, seu programa de recompra por meio de sua rede de concessionárias para carros financiados em até dois anos, em 85% do valor da tabela Fipe, entre outras ofertas.

Próximas projeções

Apesar de ter começado com o pé direito, a GWM não espera parar por aí.

Para o mês de junho, as expectativas continuam em alta, com 1.000 carros em fase de nacionalização (já com dono), além de mais 1.000 veículos das versões PHEV e GT com disponibilidade imediata, mediante pagamento de sinal de R$ 9 mil no site Mercado Livre. Além da pronta-entrega, os preços dos carros serão mantidos em junho.

A montadora anunciou ainda que inaugurará  35 Centros de Distribuição Regionais, localizados próximos das concessionárias, com estoque de carros para pronta-entrega.

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Interior do Haval H6, modelo de maior sucesso da marca no Brasil (Foto: Divulgação)

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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