A General Motors (GM) anunciou nesta segunda-feira (5) que toda a unidade fabril de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, irá parar por dez dias.
Paralização da GM
A General Motors já havia anunciado há cinco dias que parte da produção na fábrica de São José dos Campos pararia por dez dias.
No entanto, em anúncio realizado ontem (5), a montadora decidiu estender a paralização para toda a unidade fabril, entre os dias 12 e 23 de junho.
VEJA TAMBÉM
Desta forma, o ”dayoff” atingirá não só os trabalhadores envolvidos na produção da S10, mas agora também os metalúrgicos da produção de motores dos veículos Onix Joy e Prisma Joy, além de parte do setor administrativo.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, haverá ainda férias coletivas para trabalhadores do setor de transmissão, no período de 19 a 28 de junho.
Como anunciado anteriormente, o motivo da paralização de acordo com a General Motors é a queda na produção de veículos. Ao todo, deixarão de ser produzidos 3 mil carros S10 e 280 Trailblazer.
Trabalhadores afetados
Com a paralização das atividades anunciadas por dez dias entre 12 e 23 de junho, os trabalhadores atingidos receberão seus salários normalmente.
Porém, os mesmos funcionários precisarão ”compensar” os dias parados em datas posteriores a serem divulgadas pela GM.
Esta é a primeira vez, desde a pandemia, que a produção da fábrica ficará totalmente parada. A GM possui cerca de 4 mil trabalhadores em São José dos Campos.
“É claro que a extensão da parada traz preocupação para o Sindicato. Por isso mesmo, estamos prontos para lutar em defesa dos empregos. Os trabalhadores já votaram, em assembleias no dia 1º, que não aceitarão medidas que representem demissões ou redução nos direitos”, afirma o vice-presidente do Sindicato Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Valmir Mariano.
Chevrolet no mercado nacional
O ano de 2023 tem sido extremamente positivo para a Chevrolet do ponto de vista de emplacamentos.
A montadora possui dois dos três modelos mais vendidos do mercado: Onix e Onix Plus.
O hatchback já soma 35.849 vendas no acumulado do ano, enquanto a versão sedã Onix Plus possui 29.310 emplacamentos até maio de 2023.