É a hora de comprar um carro? Veja o que diz pesquisa sobre interesse do brasileiro
Março de 2023 e taxa de juros em alta segundo especialistas. Assim, vale a pena investir em um carro? Para a maioria dos brasileiros sim.
Março de 2023 e taxa de juros ainda alta no Brasil segundo especialistas. Neste cenário vale a pena investir em um carro neste ano? Para a grande maioria dos brasileiros sim.
Pesquisa aponta o perfil de quem busca um novo carro
Segundo pesquisa realizada pela plataforma automotiva Webmotors, 91% dos brasileiros têm interesse em comprar ou trocar de carro em 2023.
Ainda segundo a fonte, 66% dos interessados pretendem fazer a aquisição ainda no primeiro semestre do ano. Ao mesmo tempo, 78% já possuem um veículo e desses, 22% o têm a mais de seis anos, enquanto 21% compraram há apenas um ano.
A pesquisa mostra ainda que 70% dos usuários que possuem um carro há um ou dois anos, esperam trocá-los até o primeiro semestre.
Motivos dos brasileiros para comprar um novo carro
De acordo com a Webmotors, entre as principais razões usadas pelo público para trocar de carro ou obter um novo estão: o carro atual estar velho (29%), a necessidade de um modelo mais potente (12%), além de a família ter aumentado, e assim, precisar de mais espaço (11%).
Preferências dos brasileiros
Antes mesmo de trazer as principais escolhas do público, é importante deixar claro que eles também podem ser a preferência dos ladrões. Veja os principais alvos de roubos e furtos em São Paulo, cidade mais populosa do país.
Desta forma, a pesquisa com 2.095 usuários entre outubro e dezembro de 2022 apontou que os modelos SUVs com motor flex são os preferidos de quem pretender trocar de carro.
Por outro lado, os modelos de carroceria hatch e sedã são os favoritos de quem ainda não possui um veículo.
O respondentes que possuem entre 36 e 45 anos são os principais interessados nos SUVs com motor flex (33%). Já a preferência pelos sedãs está mais concentrada nas regiões norte e centro-oeste do país.
Pela ordem, quem procura um novo carro, prefere: SUV (39%), sedã (29%), hatch (16%), picape (10%) e perua (3%). Além disso, a maioria prefere modelos com motor flex (67,2%), seguido pelos optantes de motor a gasolina (13,5%), híbrido (8,4%), diesel (7,9%), elétrico (1,6%) e, por fim, GNV (1,4%).
Por fim, 35% pretendem comprar um veículo 0km, enquanto 65% querem um seminovo. A maioria da pessoas que já possuem um carro, esperam utilizá-lo como entrada (77%).
Já que o SUV é o tipo de veículo preferido do público, veja todos os detalhes da chegada do novo Hyundai Creta N Line Night Edition ao Brasil, uma das grandes novidades da categoria.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.