Dúvida séria: VW Kombi a combustão ou elétrica?

Kombi vs. ID. Buzz: a batalha entre o clássico e o moderno. Compare o desempenho, design e tecnologia dos dois modelos e decida qual deles representa a sua visão de mobilidade.

A Kombi é mais do que um carro; é um ícone cultural. Desde que a Volkswagen encerrou sua produção no Brasil em 2013, o modelo se tornou um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas. Agora, a montadora alemã reacende a chama da paixão com o ID. Buzz, a moderna “Kombi elétrica”, levantando a grande questão: qual delas é a melhor?

É claro que a resposta não é simples, pois estamos falando de duas gerações separadas por quase sete décadas de evolução tecnológica. No entanto, é possível comparar as características e propostas de cada uma para entender qual delas se encaixa melhor no seu perfil.


VW Kombi a combustão ou elétrica?

A última Kombi produzida no Brasil era equipada com um motor 1.4 flex de 80 cv. Sim, era um carro com uma proposta completamente diferente da versão clássica com motor a ar, mas ainda representava a robustez e a simplicidade que marcaram a história do modelo.

  • Desempenho: Com aceleração de 0 a 100 km/h em 16,1 segundos e velocidade máxima de 130 km/h, a Kombi a combustão não era um carro veloz, mas a sua proposta era outra. Era um veículo de carga e passageiros, pensado para ser confiável e durável.
  • Espaço e versatilidade: O ponto forte da Kombi sempre foi o seu aproveitamento de espaço. Com uma carroceria compacta, ela conseguia levar até nove passageiros (na versão antiga) ou uma carga considerável.
  • A experiência de dirigir: Dirigir uma Kombi é uma experiência única. A posição de dirigir, quase em cima do eixo dianteiro, a direção folgada e o som característico do motor criavam uma sensação nostálgica e autêntica.
VW Kombi a combustão ou elétrica?
VW Kombi a combustão ou elétrica? Foto: Divulgação

ID. Buzz: a revolução elétrica

Volkswagen ID. Buzz é a resposta da marca à eletrificação, mas sem deixar de lado a herança de design da “velha senhora”. Baseado na plataforma MEB, a mesma do ID.3 e ID.4, ele é um veículo moderno, seguro e cheio de tecnologia.

  • Desempenho e autonomia: O ID. Buzz traz um motor elétrico de 204 cv, capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos e atingir 145 km/h. Sua bateria de 77 kWh oferece uma autonomia de cerca de 337 km (ciclo INMETRO), o que é suficiente para a maioria das viagens urbanas e curtas distâncias na estrada.
  • Conforto e segurança: O avanço tecnológico do ID. Buzz é notável. Ele conta com suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco, e uma série de assistentes de condução, como alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e controle adaptativo de velocidade. O interior é muito mais espaçoso e confortável do que o da Kombi original, e o painel de instrumentos é totalmente digital.
  • Sustentabilidade e recarga: Por ser 100% elétrico, o ID. Buzz não emite poluentes e pode ser carregado em casa, em Wallbox, ou em estações de recarga rápida (que levam a bateria de 5% a 80% em cerca de 30 minutos).
VW Kombi a combustão ou elétrica? Foto: Divulgação
VW Kombi a combustão ou elétrica? Foto: Divulgação

Veredito

Não há um vencedor claro nessa disputa. A Kombi a combustão representa a nostalgia, a simplicidade e a robustez de uma era passada, enquanto o ID. Buzz é o futuro, com tecnologia, segurança e sustentabilidade.

A escolha entre elas dependerá do que você valoriza. Se a ideia é ter um veículo para colecionar, restaurar e curtir a experiência de dirigir um clássico, a Kombi é a escolha certa. Mas se você busca um veículo moderno, eficiente, seguro e alinhado com as novas tendências de mobilidade, o ID. Buzz é o caminho a seguir.

Apesar das diferenças, ambos os modelos compartilham a mesma essência: a de um veículo carismático, versátil e que sempre conseguiu conquistar o coração das pessoas.

E para você, qual delas é a melhor opção? A nostalgia da Kombi a combustão ou a inovação sustentável do ID. Buzz? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Quanto custa uma Kombi em 2025? veja o preço dos modelos mais comuns

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA