Ducati inicia a produção da moto elétrica de competição V21L

A Ducati deu início à produção da moto elétrica de competição V21L. Inicialmente, serão fabricadas 23 unidades, das quais 18 serão usadas em corridas, e outras 5 serão utilizadas como reservas. A velocidade máxima do modelo é de 275 km/h. De acordo com a marca, a versão final do modelo será apresentada em 2025.

A moto elétrica da Ducati já está em produção. Os protótipos serão usados no campeonato MotoE, desse ano
Protótipos da moto elétrica V21L serão usados no campeonato MotoE deste ano (Foto: Divulgação/Ducati)

Moto elétrica da Ducati já está em produção e ganha data de estreia

A Ducati anuncia que os trabalhos de produção da moto elétrica V21L já foram iniciados. O modelo, ainda em fase de protótipo, participará da competição MotoE desse ano.

A produção das motos começou em dezembro do ano passado. Ao todo, serão feitas apenas 23 unidades e, conforme anunciado pela montadora, estarão prontas em meados de fevereiro.

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Do total de motos produzidas, 18 delas serão usadas nas corridas, enquanto cinco serão destinadas à organização como unidades suplentes.

A marca afirma que cada protótipo é montado por técnicos especializados do Departamento de Corrida da Ducati MotoE com o mesmo processo, precisão e atenção aos detalhes típicos usado para construir uma moto de MotoGP.

Protótipo de moto elétrica tem 150 cv de potência

A moto elétrica da Ducati que será usada nas corridas de MotoE tem um peso total de 225 kg, sendo que, desse total, 110 kg são da bateria de 18 kWh que alimenta o motor elétrico.

Além disso, o propulsor elétrico produz potência de 150 cv (110 kW) e 14,27 kgfm de torque. Até o momento, os testes mostraram que o modelo atinge uma velocidade máxima de 275 km/h.

De acordo com a marca, o moto elétrica da Ducati leva cerca de 45 minutos para atingir a capacidade de 80% de autonomia.

A moto elétrica da Ducati já está em produção. Os protótipos serão usados no campeonato MotoE, desse ano
Produção da motocicleta foi iniciada em dezembro (Foto: Divulgação/Ducati)

Teste em pista será iniciado em breve

O primeiro teste com os pilotos e equipes que irão disputar o Campeonato Mundial de 2023 de MotoE está agendado para os dias 6, 7 e 8 de março em Jerez, na Espanha. Depois, serão mais três dias durante o mês de abril no circuito de Montmelò, em Barcelona.

A estreia na corrida será no Grande Prêmio da França, no sábado, 13 de maio. O calendário do Campeonato Mundial de MotoE de 2023 está distribuído em oito Grandes Prêmios.

Depois da estreia na França, o Campeonato Mundial de MotoE continua em Mugello, na Itália, no final de semana de 11 de junho; em Sachsenring, na Alemanha, no fim de semana seguinte; e em Assen, nos Países Baixos, em 25 de junho.

Após o período de férias, as motos elétricas da Ducati retornarão à pista em Silverstone, no Reino Unido, em 5 de agosto, antes de enfrentar os três Grandes Prêmios finais no Red Bull Ring (20 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (10 de setembro).

Porém, de acordo com a Ducati, enquanto os 23 protótipos serão usados nas corridas, a equipe de engenharia da marca continuará trabalhando em uma nova versão da motocicleta, que, para todos os efeitos, será a primeira moto elétrica da Ducati,  programada para ser apresentada somente em 2025.

A moto elétrica da Ducati já está em produção. Os protótipos serão usados no campeonato MotoE, desse ano
Motocicleta terá versão final apresentada em 2025 (Foto: Divulgação/Ducati)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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