O dono da Tesla afirmou que a fábrica de Berlim, na Alemanha, e no Texas, nos EUA, estão perdendo dinheiro. Os motivos ainda são consequência da falta de insumos e dificuldades de importação de matérias da China, veja os detalhes.
Fábricas da Tesla estão perdendo dinheiro, diz Musk
Durante uma entrevista aos proprietários da Tesla Silicon Valley, um clube oficial reconhecido pela marca, durante o último dia 31 de maio, Elon Musk assumiu que duas fábricas da marca estão perdendo dinheiro.
De acordo com ele, as unidades de Berlim, na Alemanha, e Austin, no Texas, EUA, estão “perdendo bilhões de dólares” ao mesmo tempo que tentam aumentar a produção. Ele explica que a escassez de baterias e as dificuldades de importar produtos da China, são alguns dos problemas.
VEJA TAMBÉM
“As fábricas de Berlim e Austin são gigantescas fornalhas de dinheiro agora, ok? É realmente como um rugido gigante, que é o som do dinheiro pegando fogo”, explicou o dono da Tesla.
Musk afirmou que a fábrica do Texas tem enfrentado dificuldades de aumentar a produção dos carros elétricos porque não consegue aumentar a produção das novas baterias “4680”, justamente por conta da falta de insumos.
Porém, é válido ressaltar que esse cenário não se restringe às fábricas da Tesla, pelo contrário. A dificuldade de encontrar produtos para o desenvolvimento de novas baterias de veículos elétricos atinge toda a cadeia automotiva.
Além disso, ele afirmou também que existe dificuldades em produzir as baterias convencionais, as “2170”, porque as ferramentas necessárias estão presas no porto da China.
Ainda nesse sentido, o dono da Tesla ainda ressaltou que as ressentes paralisações da nova onda de Covid-19 em Xangai, na China, foram muito difíceis, uma vez que a produção da fábrica local teve que ser paralisada, bem como afetou uma outra unidade da marca na Califórnia, que também depende algumas peças produzidas na China.
“Os últimos dois anos foram um pesadelo absoluto de interrupções na cadeia de suprimentos, uma coisa após a outra, e ainda não estamos fora disso,” afirmou Elon Musk.
Musk fala de uma possível recessão nos EUA e a demissão de 10% dos funcionários locais
Devido os últimos acontecimentos, Musk se mostrou preocupado com o futuro. “Como manteremos as fábricas operando para que possamos pagar as pessoas não falir?”, questionou ele.
Diante desse cenário, o dono da Tesla disse no início dessa semana que deve acontecer um corte de 10% do pessoal assalariado ao longo dos próximos três meses. No mesmo momento, ele afirmou que é provável que aconteça um momento de recessão nos Estados Unidos.
Lançamento da Cybertruck adiado para 2023
A picape elétrica da Tesla, a Cybertruck é um dos produtos mais aguardados da marca, no entanto, devido o cenário atual, Musk informou que espera poder iniciar a produção do veículo a partir de 2023.
O modelo que ainda não foi lançado, mas já envolvido em polêmicas, recentemente teve imagens de seu interior, até então não visto, reveladas, confira os detalhes do veículo.
Com informações: Automotive News