Donos do Chevrolet Onix reclamam de mau odor no ar; entenda o caso

O Chevrolet Onix é um dos hatches compactos mais vendidos do Brasil. Dentre seus atributos, podemos destacar o bom consumo e o design. No entanto, ele tem um problema que vem se tornando um alvo de críticas por parte de seus proprietários: o mau odor do ar-condicionado. Isso também está afetando unidades do Onix Plus e do Tracker.

Chevrolet Onix
Donos do Chevrolet Onix, do Onix Plus e do Tracker se queixam do mau cheiro no ar-condicionado (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Veja mais sobre o problema que está incomodando os donos do Chevrolet Onix

Todos nós gostamos de sentir aquele cheiro de carro novo enquanto estamos dirigindo. E nada como o sistema de ar-condicionado, um dos principais equipamentos de um carro, para nos manter refrescados. No entanto, alguns donos desses três caros da Chevrolet estão sentindo um mau cheiro na cabine.

Chevrolet Onix
Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

E ele está relacionado ao ar-condicionado. É bastante comum ver proprietários relatando este problema em páginas da internet. Normalmente, o mau odor começa quando o motorista liga o motor ou quando liga o ar. Um fato que impressiona é que este problema estão acontecendo com unidades com baixa quilometragem.

VEJA TAMBÉM

Um desses relatos mostra um  Chevrolet Onix hatch ainda não passou dos 4.000 km e já apresenta este problema. Também podemos destacar o caso onde a pessoa relatou que seu Onix começou a dar tal problema poucos meses após a compra. Neste mesmo caso, o problema persistiu mesmo após o carro ficar na concessionária.

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Mas vale ressaltar que este problema não é exclusivo do Onix hatch. Podemos ver também relatos de mau odor no Onix Plus (sedã) e do Tracker. E novamente unidades pouco rodadas. Este o caso do Tracker LT do funcionário público Leandro Sales. Em entrevista à revista Quatro Rodas, ele contou o que aconteceu com seu carro.

“Com 3.000 km rodados começou o problema. Levei o carro até a concessionária, mas o cheiro voltou menos de dois meses depois” disse Sales à publicação.

Soluções

Chevrolet Onix Plus(Foto: Divulgação/Chevrolet)

Como podemos ver acima, o mau cheiro vem deixando muitos proprietários do Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker preocupados. E a montadora vem usando alguns métodos para resolver alguns casos. Um deles é a higienização com ozônio (ozonização). No entanto, as pessoas relatam que isso resolve por apenas alguns dias e depois o problema retorna.

Mas podem existir algumas soluções que realmente pode resolver o problema. O designer gráfico Eldon dos Santos Quintas disse à revista que o problema não apareceu mais após a substituição da caixa evaporadora. Mas a troca só aconteceu após uma higienização. Um outro relato no Reclame Aqui também diz que o problema é no local.

O que a marca diz?

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Segundo a matéria assinada por Waldez Carmo Amorim, a solução usada no carro do designer pode ser encontrada na Instrução Técnica de Serviço IT-005G-22, Espuma de vedação do evaporador – Substituição. Este boletim foi repassado aos concessionários da marca neste ano.

Ele diz que o problema de mau odor pode ser ocasionado por bolor ou mofo. Isso ocorre em unidades (Onix, Onix Plus e Tracker) fabricadas entre 2020 e 2022 e com o “código de chassi entre LG100299 e LB900022, e NG113596 até NB132894)”.

“O problema ocorre devido ao fato de que em regiões com alta umidade e baixo uso do ar-condicionado, a espuma do evaporador do sistema pode permitir maior acúmulo de água interna na caixa evaporadora, devido sua densidade”, diz o documento

No caso, a indicação da marca é realizar a troca da espuma de vedação do evaporador da caixa de ar.

Em nota enviada à revista, a marca falou sobre não ter encontrado as reclamações dos clientes citados na sua central de atendimento e orientou a realização de manutenções periódicas no sistema de ar-condicionado. Lembrando que alguns donos do Onix Plus também reclamam da falta do filtro do ar-condicionado.

Com informações de Quatro Rodas

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar