Donos de Chevrolet Onix poderão ganhar indenização por falha no modelo

Donos de Chevrolet Onix poderão ganhar indenização por falha no modelo. Veja o que diz a ação do Ministério Público sobre o tema.

Uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF) busca responsabilizar a GM Motor do Brasil pela comercialização de modelos Chevrolet Onix considerados “inseguros”. A ação pretende indenizar os proprietários por falhas na estrutura do veículo. 

O alvo são as unidades produzidas entre 2012 e 14 de janeiro de 2018, que não contavam com reforços estruturais nas loterias, expondo os ocupantes a riscos maiores em caso de colisão lateral.

Donos de Chevrolet Onix podem ganhar indenização

Entenda o caso:

Em maio de 2017, o Latin NCAP, órgão que avalia segurança dos veículos na América Latina, divulgou um teste do Onix com nota zero no quesito “impacto lateral”. Na ocasião, declarou que o veículo “mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”. 

No mesmo ano, a Chevrolet resolveu o problema com a aplicação de aços de ultra-alta resistência nas colunas A e B, em uma tentativa de melhorar o nível de segurança contra impactos laterais. Os modelos a partir de 2018 já contam com a melhoria. 

No entanto, 969.719 unidades comercializadas do Onix sem o reforço estrutural estão na mira do Ministério Público Federal (MPF), que pediu a condenação da montadora por vender esses carros considerados “inseguros”.

Donos de Chevrolet Onix podem ganhar indenização - Foto: Latin NCAP
Donos de Chevrolet Onix podem ganhar indenização – Foto: Latin NCAP

Agora, o órgão quer que a Chevrolet pague por danos morais coletivos aos proprietários destes veículos. Além disso, exige que a marca faça um recall dessas unidades para que seja instalado o reforço na lateral, assim como os modelos atuais. 

A procuradoria da República ainda questiona que “desde 2012, a GM do Brasil colocou no mercado brasileiro um veículo impróprio e inadequado para uso, que contribuiu para a ocorrência de inúmeros acidentes com consequências irreversíveis.”

Ganhos devem ser compartilhados com os proprietários

De acordo com apurações do MPF, as quase 1 milhão de unidades vendidas renderam à marca cerca de R$ 8,3 bilhões por ano. Valores que consideram seis anos consecutivos de vendas — outubro de 2012 a outubro de 2018. Neste período, o faturamento bruto foi de R$ 49,8 bilhões.

O órgão entende que a produção e venda do produto “expõe o consumidor a risco concreto de lesão ofende o direito fundamental à vida e à segurança”, exige o pagamento de indenização referente ao percentual mínimo de 5% do faturamento bruto obtido com o Onix desde seu lançamento até a data do ajuste. 

Com base nas informações obtidas pelo MPF, o valor de R$ 2,5 bilhões, que devem ser distribuídos da seguinte forma:

• R$100.000 aos familiares de vítimas fatais em acidentes, relacionados ao impacto lateral do Onix.

• R$50.000 a cada consumidor que sofreu danos físicos decorrentes de acidentes de impacto lateral.

O restante deve ser dividido entre os proprietários e para o Fundo de Direitos Difusos.

Leia também: Chevrolet Onix 2025 – bom negócio ou furada?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA