Dona da Jeep, Fiat, Ram e demais marcas faz recall gigante de mais de 1,4 milhão de veículos

Em um movimento que acende o alerta da segurança veicular, a Stellantis, gigante dona da Jeep, Fiat Ram, Peugeot e outras marcas, anunciou um recall global que abrange 1,46 milhão de veículos. 

Saiba quais os veículos devem passar por reparos, onde e o que diz a empresa. 

Stellantis promove recall de 1,46 milhões de veículos

A causa do recall é o mau funcionamento do o software no sistema de freio antibloqueio (ABS), que pode levar ao mau funcionamento e aumentar significativamente o risco de acidentes. 

A falha foi identificada em diversos modelos do grupo:

  • Cerca de 1,23 milhão de picapes Ram 1500 dos anos-modelo 2019 e 2021-2024 nos Estados Unidos
  • 159 mil veículos no Canadá
  • 13 mil veículos no México 
  • 61 mil veículos fora da América do Norte.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA, o mau funcionamento do software pode fazer com que o módulo de controle desative o sistema de controle eletrônico de estabilidade.

A falha representa uma não conformidade com os padrões federais norte-americanos de segurança de veículos motorizados sobre sistemas de controle de estabilidade elétrica.

Falha no software leva mais de 1,4 milhão de veículos ao recall - RAM 1500 é o principal - Foto: Divulgação
Falha no software leva mais de 1,4 milhão de veículos ao recall – RAM 1500 é o principal – Foto: Divulgação

O que diz a Stellantis?

A Stellantis afirma que a falha pode ser identificada pelo acendimento das luzes indicadoras do ABS, ESC, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão frontal. 

Isso indica que os sistemas estão com mau funcionamento ou não estão funcionando de forma adequada. No entanto, a frenagem fundamental estaria funcionando perfeitamente.

Ainda segundo a fabricante não houve registros de acidentes relacionados ao problema no ABS, fruto do recall.

Como fazer o recall?

Os proprietários dos veículos mencionados serão notificados pelo correio para realizar o recall. Após a notificação, o proprietário deve agendar o reparo em uma das concessionárias do grupo mais próximas. 

O procedimento consiste na atualização do software e leva pouco mais de 1 hora. Os revendedores vão atualizar o software para corrigir o problema sem nenhum custo para os proprietários, que serão notificados por cartas a partir de 3 de outubro.

É importante apenas que os proprietários dos veículos incluídos no recall fiquem atentos às notificações da Stellantis e agendem a atualização o mais breve possível. A segurança nas estradas depende da colaboração de todos os envolvidos, desde fabricantes, passando pelos órgãos reguladores até os consumidores.

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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