Dona da Fiat e Jeep terá novos carros “velozes” e de alcance surpreendente

A dona da Fiat e Jeep está pronta para lançar ao mercado novo carros “velozes” que prometem surpreender em diversos aspectos, mas principalmente o alcance proposto por eles.

Essa novidade é dada em razão da chegada da nova plataforma anunciada pela Stellantis, que traz a “versatilidade” necessária para a produção de veículos um tanto quanto surpreendentes.

Acompanhe o Garagem360 e veja tudo o que se sabe até o momento sobre a nova STLA Large!

Foto: divulgação / Stellantis

Conheça a STLA Large, nova plataforma de carros “velozes” da dona da Fiat e Jeep

A Stellantis deixou muita gente chocada com o anúncio da chegada da nova plataforma para a produção dos carros “velozes” e versáteis que estão por vir, e muito em breve.

Como dito, a novidade é proposta pela nova plataforma STLA Large, que é utilizada como base de fabricação de carros elétricos das categorias D e E, o que diz respeito aos veículos de grande porte.

Essa nova plataforma promete garantir uma autonomia capaz de chegar em até 800 km, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em chocantes 2 segundos.

Isso porque ela é projetada para suportar baterias que tenham entre 85 kWh e 118 kWh, o que possibilita que elas tenham entre 400 volts e 800 volts, ou seja, ainda que não tenhamos informações específicas sobre a potência, dá para dizer que ela será um tanto quanto elevada.

Foto: divulgação / Stellantis

Veja mais detalhes da nova plataforma da Stellantis

Além de todos os destaques mencionados, outro diferencial da plataforma é a capacidade de suportar projetos de carros híbridos e a combustão, e é exatamente por isso que ela é considerada extremamente versátil.

Essa versatilidade também inclui as possibilidades de categorias que podem ser produzidas através da STLA Large, como por exemplo, a variação entre sedãs e SUVs.

Não para por aí: ainda é possível optar por trações dianteira, traseira ou integral (com modo off-road de condução), o que complementa ainda mais as produções que utilizarem a plataforma como base.

No caso da distância entre-eixos, a variação deverá ser em cerca de 2,90 e 3,10 m. O comprimento também deverá variar entre 4,81m e 5,10m.

Foto: divulgação / Stellantis

Dodge e Jeep deverão estrear a plataforma

De acordo com a Stellantis, o objetivo do grupo está voltado à produção dos primeiros veículos sob a plataforma para o mercado norte-americano, logo de cara.

Com isso, inicialmente, Dodge e Jeep deverão ser responsáveis por estrear a grande novidade, mas outras fabricantes também não ficam de fora para as produções que acontecerão em breve.

Logo depois das produções da Dodge e Jeep, é possível que venham as da Maserati, Alfa Romeo e Chrysler já compostas pela nova estrutura.

Aproveite para conferir: BYD coloca Volkswagen no chinelo e se torna a marca mais popular

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar