BYD coloca Volkswagen no chinelo e se torna a marca mais popular

Depois de um sucesso crescente ano após ano, finalmente a BYD vendeu mais que VW na China no acumulado do ano. A marca, famosa no mundo todo com seus carros elétricos e híbridos, está deixando sua marca na indústria e dando exemplo para montadoras seculares!

Carro BYD Dolphin
O Dolphin é um dos principais modelos da marca no mundo todo (Imagem: Divulgação/BYD)

BYD vende mais que VW na China e mostra que veio para jogar sério!

A indústria e o mercado automobilístico chinês estão vivendo um momento bem interessante. Rompendo a tradição de uma década e meia, em 2023 a BYD ultrapassou a gigante Volkswagen como a marca de carros mais vendida na China.

Os números, como não poderia deixar de ser, são impressionantes. Primeiramente, a BYD registrou uma participação de mercado de 11%, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação à 2022. Além disso, teve 2,4 milhões de novos registros de seguros para carros nacionais.

Mas este feito não veio do nada, muito pelo contrário, já estava anunciado. Isto porque a montadora já havia feito isso no trimestre inicial de 2023.

Essa mudança de cenário é atribuída, principalmente, ao investimento e avanço significativos da BYD no desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis e de alta tecnologia.

Veja também:BYD Dolphin ou GWM ORA 03 Skin: qual carro elétrico de R$ 150 mil comprar?

BYD está pavimentando seu caminho para o topo

  • Enquanto outras marcas, como Toyota Motor e Honda Motor, enfrentam queda na participação de mercado e nos volumes de vendas, a BYD está vendo só sucesso.

Unidade BYD em Campinas
A expansão global da BYD envolve o Braisl, com a unidade em Campinas (foto) e a fábrica na Bahia (Imagem: Divulgação/BYD)
  • As vendas mundiais da BYD ultrapassaram 3 milhões, aproximando-se do top 10 global de vendas de automóveis, segundo GlobalData. No quarto trimestre de 2023, as vendas da montadora foram suficientes para superar a Tesla, tornando-a a maior vendedora de veículos elétricos no mundo. 

  • Esse feito está chamando a atenção de outras gigantes automobilísticas, como Stellantis NV e a própria VW. Tanto que estas já estão buscando se espelhar nas estratégias das montadoras chinesas no setor de veículos elétricos.

Qual o carro elétrico mais vendido na China?

  • O carro elétrico mais vendido na China é o BYD Seagull, que supera seus companheiros de marca e modelos importados no país, como o Tesla Model Y.

A BYD vender mais que VW na China é um feito verdadeiramente histórico. Isto atesta o poder e qualidade dos veículos elétricos, além de reforçar um movimento popular rumo à busca por tecnologias mais sustentáveis. Sem dúvida veremos cada vez mais marcos serem alcançados por esta empresa.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar