Disputa acirrada! Polo e Onix travam briga apertada pelo primeiro lugar; veja números

Onix e Polo estão na frente no segmento dos hatches, mas quem vence no total de vendas? Veja qual é a preferência dos brasileiros em 2023.

A disputa de vendas no segmento hatch está longe de acabar e dois modelos tomam o protagonismo dessa briga. Com números de emplacamentos bastante próximos, Polo e Onix disputam venda a venda quem vai ser o compacto mais vendido do país. 

onix

Quem ganha entre Onix e Polo? Em 2023, os brasileiros preferiram o Polo, mas por pouco.

Os números da disputa entre Polo e Onix

O Onix está na frente, mas por muito pouco. De acordo com a Fenabrave, o modelo da GM Chevrolet conseguiu vender impressionantes 54.370 unidades de janeiro a julho. Com seu estilo elegante, confiabilidade e espaço interno amplo para um hatch, o Onix tem ganhado muita popularidade entre os compradores. 

Por outro lado, o VW Polo que não fica muito atrás. Em 2023, até agora, foram 54.193 unidades emplacadas. Em 2022, foram apenas 8.193 emplacamentos. O “boom” se deu porque ele passou a ser o modelo de entrada da VW no Brasil após a saída do Gol no ano passado e não decepcionou. 

VW polo

VW Polo foi o carro mais vendido de junho, porém em julho já perdeu a posição para o Onix. Foto: divulgação

O pico de vendas ocorreu justamente no período do Carro Popular. De acordo com a Fenabrave, foram vendidas 16.471 unidades em julho, o que lhe deu a liderança geral de todos os veículos 0 km vendidos no país (incluindo a Fiat Strada). 

Enquanto o Onix tem uma pegada mais jovem e urbana, com destaque para tecnologia embarcada e um design moderno, o Polo aposta na elegância e sofisticação, oferecendo um interior refinado e uma experiência de condução mais suave.

Segurança pode ser motivo da liderança

O preço do Onix é um pouco maior do que o concorrente direto, R$82.490, ante R$ 81.370 do Polo, mas talvez não seja este o motivo da liderança. 

Um de seus principais diferenciais do Onix é a segurança. Ele recebeu 5 estrelas da Latin Ncap, entidade que avalia o nível de proteção dos veículos comercializados na América Latina.

Entre os destaques da avaliação estão a proteção em casos de impacto lateral e frontal, número de airbags (6), SBR (Sistema de Lembrete do Uso do Cinto de Segurança), etc. 

Já o Polo não levou as 5 estrelas, mas apenas 3 na última avaliação. De acordo com a Latin Ncap, a nota mais baixa em relação ao concorrente se deu por conta da ausência de frenagem autônoma de emergência como item de série e o número de airbags (4 no total). No final, o carro teve 73% de proteção para passageiros dianteiros.

Tem mais sobre o assunto: MP do “carro popular” muda ranking dos carros mais vendidos em julho

Situação dos demais concorrentes 

Na terceira colocação da categoria, o Hyundai HB20, que no ano vendeu 46.128 unidades. Muito abaixo das expectativas, uma vez que em 2022 ele foi o líder da categoria com 96.255 no total. Ele ficou atrás apenas da Fiat Strada no ano passado. 

A princípio é um bom carro, que se destaca pelo design atraente, recursos tecnológicos e a variedade de versões. 

O Fiat Argo é o quarto colocado da categoria com 39.079 unidades até agora. Com seu estilo moderno, boa dirigibilidade e economia, o hatch é bem aceito no mercado. 

Na quinta posição, o Fiat Mobi com 33.248 unidades. O subcompacto é uma opção interessante para quem busca um modelo menor, com baixo consumo de combustível, bem como uma melhor mobilidade para o meio urbano.

Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA