MP do “carro popular” muda ranking dos carros mais vendidos em julho

A MP do “carro popular” causou significativa interferência no ranking dos carros mais vendidos em julho, divulgado pela Fenabrave.

A MP do “carro popular”, que propiciou descontos para carros de até R$ 120 mil no mês passado, causou significativa interferência no ranking dos carros mais vendidos em julho, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entenda.

Veja como ficou o ranking dos carros mais vendidos no mês de julho

MP do “carro popular” interfere no ranking dos carros mais vendidos em julho

A ex-líder do ranking Fiat Strada foi prejudicada por vendas concentradas em pessoas físicas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Em junho, a picape Fiat Strada, que vinha sendo a líder absoluta dos rankings mensais da Fenabrave desde 2022, já havia sido desalojada do topo do ranking pelo VW Polo, por uma pequena diferença – 9.949 unidades contra 9.007. 

Vale lembrar que os descontos do programa de incentivo do governo federal, voltados para pessoas físicas, começaram a ser aplicados pelas montadoras na segunda quinzena daquele mês.

A Strada é líder disparada do ranking de vendas diretas das montadoras – que refletem os negócios com frotistas, locadoras de veículos, taxistas e produtores rurais, entre outros públicos CNPJ. 

Vendas diretas e descontos

No caso da picape da Fiat, mais de 70% dos compradores pertencem a esse perfil comercial, que não foi contemplado pelos descontos da MP do “carro popular”.

Pelo mesmo motivo, Chevrolet Onix e Onix Plus, VW T-Cross e os Fiat Argo e Cronos – todos eles com cerca da metade dos negócios concentrados em vendas diretas – decaíram no ranking da Fenabrave.

Os dados dos revendedores de veículos demonstram que a chamada MP dos “carros populares” teve um efeito perverso sobre as vendas dos modelos mais baratos do mercado. Todos os dez carros mais vendidos do mercado, exceto o Onix Plus (que não teve variação), apresentaram acréscimos.

Porém, modelos como Fiat Mobi (24,5%), Renault Kwid (11,3%) e Fiat Argo (6,1%) registraram crescimentos abaixo da média do ranking. Enquanto isso, o SUV VW Nivus, que tem um valor de mercado muito superior, cresceu impressionantes 73,5%, pulando do 21º para o 9º lugar no ranking – o que leva à conclusão de que muitos aproveitaram as oportunidades criadas pela MP para realizar seus sonhos de consumo.

A maior escalada foi do Hyundai HB20, que ascendeu do 7º para o 2º lugar no ranking dos carros mais vendidos em julho. Isso pode ser explicado pela estratégia agressiva de redução de preços por parte da marca sul-coreana, com descontos de até R$ 12.300 para o hatch, que entrega um moderno e atraente design e um bom pacote de equipamentos de série para a sua faixa de preço (R$ 82 mil), entregando mais do que os modelos mais baratos oferecem.

MP do “carro popular” interfere no ranking dos carros mais vendidos em julho

O VW Polo ocupa oa liderança do ranking de vendas da Fenabrave pelo segundo mês consecutivos (Foto: Divulgação: Volkswagen)

Este é o ranking dos carros mais vendidos em julho – unidades vendidas e crescimento em relação a junho:

  1. VW Polo – 16.471 (65,6%)
  2. Hyundai HB20 – 12.127 (88,9%)
  3. Fiat Strada – 10.387 (15,3%)
  4. Chevrolet Onix – 10.260 (24,2%)
  5. Fiat Mobi – 8.582 (24,5%)
  6. VW T-Cross – 8.553 ( 17,5%)
  7. Fiat Argo – 7.159 (6,1%)
  8. Renault Kwid – 6.602 (11,3%)
  9. VW Nivus – 6.498 (73,2%)
  10. Chevrolet Onix Plus – 6.412 (0%)

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Julho foi o melhor mês do ano em vendas

Em julho, foram emplacados 215.711 veículos leves, alta superior a 20% sobre junho, aumento de 27,5% sobre julho de 2022 e de quase 13% sobre o acumulado do ano passado. 

O melhor resultado de 2023 até então havia sido registrado em março, com 186.574 unidades emplacadas.

“As medidas do governo aqueceram, momentaneamente, as transações de veículos novos, contribuindo para a manutenção de empregos em toda a cadeia automotiva, além de colaborar para uma mobilidade mais segura e sustentável, à medida em que incentivou a renovação da frota”, destaca José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

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Paulo Silveira Lima
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Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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