Disputa acirrada! Polo e Onix travam briga apertada pelo primeiro lugar; veja números

Onix e Polo estão na frente no segmento dos hatches, mas quem vence no total de vendas? Veja qual é a preferência dos brasileiros em 2023.

A disputa de vendas no segmento hatch está longe de acabar e dois modelos tomam o protagonismo dessa briga. Com números de emplacamentos bastante próximos, Polo e Onix disputam venda a venda quem vai ser o compacto mais vendido do país. 

onix

Quem ganha entre Onix e Polo? Em 2023, os brasileiros preferiram o Polo, mas por pouco.

Os números da disputa entre Polo e Onix

O Onix está na frente, mas por muito pouco. De acordo com a Fenabrave, o modelo da GM Chevrolet conseguiu vender impressionantes 54.370 unidades de janeiro a julho. Com seu estilo elegante, confiabilidade e espaço interno amplo para um hatch, o Onix tem ganhado muita popularidade entre os compradores. 

Por outro lado, o VW Polo que não fica muito atrás. Em 2023, até agora, foram 54.193 unidades emplacadas. Em 2022, foram apenas 8.193 emplacamentos. O “boom” se deu porque ele passou a ser o modelo de entrada da VW no Brasil após a saída do Gol no ano passado e não decepcionou. 

VW polo

VW Polo foi o carro mais vendido de junho, porém em julho já perdeu a posição para o Onix. Foto: divulgação

O pico de vendas ocorreu justamente no período do Carro Popular. De acordo com a Fenabrave, foram vendidas 16.471 unidades em julho, o que lhe deu a liderança geral de todos os veículos 0 km vendidos no país (incluindo a Fiat Strada). 

Enquanto o Onix tem uma pegada mais jovem e urbana, com destaque para tecnologia embarcada e um design moderno, o Polo aposta na elegância e sofisticação, oferecendo um interior refinado e uma experiência de condução mais suave.

Segurança pode ser motivo da liderança

O preço do Onix é um pouco maior do que o concorrente direto, R$82.490, ante R$ 81.370 do Polo, mas talvez não seja este o motivo da liderança. 

Um de seus principais diferenciais do Onix é a segurança. Ele recebeu 5 estrelas da Latin Ncap, entidade que avalia o nível de proteção dos veículos comercializados na América Latina.

Entre os destaques da avaliação estão a proteção em casos de impacto lateral e frontal, número de airbags (6), SBR (Sistema de Lembrete do Uso do Cinto de Segurança), etc. 

Já o Polo não levou as 5 estrelas, mas apenas 3 na última avaliação. De acordo com a Latin Ncap, a nota mais baixa em relação ao concorrente se deu por conta da ausência de frenagem autônoma de emergência como item de série e o número de airbags (4 no total). No final, o carro teve 73% de proteção para passageiros dianteiros.

Tem mais sobre o assunto: MP do “carro popular” muda ranking dos carros mais vendidos em julho

Situação dos demais concorrentes 

Na terceira colocação da categoria, o Hyundai HB20, que no ano vendeu 46.128 unidades. Muito abaixo das expectativas, uma vez que em 2022 ele foi o líder da categoria com 96.255 no total. Ele ficou atrás apenas da Fiat Strada no ano passado. 

A princípio é um bom carro, que se destaca pelo design atraente, recursos tecnológicos e a variedade de versões. 

O Fiat Argo é o quarto colocado da categoria com 39.079 unidades até agora. Com seu estilo moderno, boa dirigibilidade e economia, o hatch é bem aceito no mercado. 

Na quinta posição, o Fiat Mobi com 33.248 unidades. O subcompacto é uma opção interessante para quem busca um modelo menor, com baixo consumo de combustível, bem como uma melhor mobilidade para o meio urbano.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA