Dirigindo com sono? Novo Nissan avisa quando é hora de descansar

O equipamento, chamado de Driver Attention Alert, foi instalado no Maxima e promete reduzir o número de colisões por sonolência

A versão 2016 do Maxima tem motor 3.5 V6 com 300 cv de potência. Engana-se, porém, quem pensa que esse é o principal destaque do carro. O que mais chama a atenção é um detalhe curioso – uma xícara acesa no painel. Trata-se do sistema Driver Attention Alert (DAA) que avisa o motorista se ele está dirigindo com sono ou desatento. Caso esteja, a ferramenta sugere uma parada para descanso.

A inovação tem a proposta de reduzir o número de motoristas que dirigem em estado de sonolência. De acordo com estudo realizado pela Associação Automobilística Americana (AAA), 37% dos entrevistados afirmaram que já cochilaram no volante e 11% relataram que isso aconteceu no decorrer do último ano. De acordo com a análise, a condução com sono é a causa de 300 mil colisões por ano nos Estados Unidos. Destas, 6.400 envolvem algum tipo de fatalidade.

A novidade se adapta a cada motorista de forma individual e monitora os padrões de direção do usuário. Após ter captado as informações necessárias, o sistema as compara em tempo real com a forma com que o motorista está dirigindo. Se detectar um comportamento diferente, uma xícara será acesa no painel e mensagem “Take a break?” (“Que tal um descanso?”) aparecerá no painel de instrumentos.

A Nissan ressaltou que a tecnologia aplicada no DAA detecta curvas no caminho percorrido, mudanças de faixa de rolamento, frenagens e até condições ruins de rodagem. Assim, o sistema não dispara de forma desnecessária, mas se o motorista quiser, ele pode desativá-lo quando desejar.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA