Dirigindo com sono? Novo Nissan avisa quando é hora de descansar

Notícias 16 de abril de 2015 Rodrigo Loureiro 0

O equipamento, chamado de Driver Attention Alert, foi instalado no Maxima e promete reduzir o número de colisões por sonolência

A versão 2016 do Maxima tem motor 3.5 V6 com 300 cv de potência. Engana-se, porém, quem pensa que esse é o principal destaque do carro. O que mais chama a atenção é um detalhe curioso – uma xícara acesa no painel. Trata-se do sistema Driver Attention Alert (DAA) que avisa o motorista se ele está dirigindo com sono ou desatento. Caso esteja, a ferramenta sugere uma parada para descanso.

A inovação tem a proposta de reduzir o número de motoristas que dirigem em estado de sonolência. De acordo com estudo realizado pela Associação Automobilística Americana (AAA), 37% dos entrevistados afirmaram que já cochilaram no volante e 11% relataram que isso aconteceu no decorrer do último ano. De acordo com a análise, a condução com sono é a causa de 300 mil colisões por ano nos Estados Unidos. Destas, 6.400 envolvem algum tipo de fatalidade.

A novidade se adapta a cada motorista de forma individual e monitora os padrões de direção do usuário. Após ter captado as informações necessárias, o sistema as compara em tempo real com a forma com que o motorista está dirigindo. Se detectar um comportamento diferente, uma xícara será acesa no painel e mensagem “Take a break?” (“Que tal um descanso?”) aparecerá no painel de instrumentos.

A Nissan ressaltou que a tecnologia aplicada no DAA detecta curvas no caminho percorrido, mudanças de faixa de rolamento, frenagens e até condições ruins de rodagem. Assim, o sistema não dispara de forma desnecessária, mas se o motorista quiser, ele pode desativá-lo quando desejar.