Dicas para preparar os pneus antes de pegar a estrada nas férias de julho

Únicas peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus sofrem muitos desgastes ao longo do tempo. Saiba como mantê-los.

As estradas de todo o País terão um tráfego ainda mais intenso nas próximas semanas com o início das férias escolares. Dados do sistema de pagamentos automáticos Sem Parar mostram que a movimentação nas rodovias brasileiras durante o mês de julho de 2021 foi maior que a registrada no mesmo período de 2019, em um ano pré-pandemia. 

No balanço feito pela empresa, comparando julho de 2019 e julho de 2021, Estados com grande representatividade, como Minas Gerais, apresentaram crescimentos expressivos de até 30,5%. O mesmo deve ocorre neste ano, visto que julho é um dos meses com maior movimentação nas estradas.

(Foto: Divulgação/Continental)

Dicas para preparar os pneus do seu carro antes da viagem

Por serem as únicas peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. Assim, os pneus influenciam o desempenho e a vida útil de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios.

Se você tem planos para viajar com o seu carro, confira três dicas importantes da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

  1. Cheque a calibragem – A pressão interna dos pneus deve ser medida quinzenalmente com eles ainda frios, sempre obedecendo a inflação sugerida pelo fabricante do veículo. Durante o processo, um pneu que apresente com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, com a válvula desgastada, montado em uma roda amassada ou trincada. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera uma significativa economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada.
  2. Verifique o estado de conservação dos pneus – Outro detalhe importante é verificar o desgaste dos sulcos e se o pneu apresenta bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio. Bolhas são perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento causando uma perda súbita de pressão do pneu. Não podem ser ignoradas de forma alguma. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.
  3. Observe o alinhamento e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula – Mesmo que indicado para realização cada 10 mil km, a necessidade de um possível alinhamento da suspensão e balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula deve ser verificado antes de pegar a estrada, principalmente se você estiver sentindo seu volante “puxar” para um dos lados.

Pneus precisam estar sempre na calibragem correta (Foto: Unsplash)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA