Dicas de roteiros turísticos para fazer de bike em 6 capitais
Roteiro de bike da Tembici, empresa especializada em micromobilidade, reúne 18 rotas em cinco capitais de Estado e a Capital Federal.
O uso da bicicleta como parte da rotina diária é, sabidamente, uma atividade benéfica para a saúde e para o meio ambiente. Estudo realizado pela empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a Universidade de St. Gallen, na Suíça, coloca a micromobilidade como um elemento central na revolução da mobilidade urbana.
Na semana do Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), data criada para reforçar a importância da conscientização e prudência no trânsito, além de incentivar mais pessoas a adotar as pedaladas, a empresa especializada em micromobilidade Tembici reuniu 18 rotas em cinco capitais de Estado e na Capital Federal (Brasília) para conhecer as cidades sobre duas rodas.
Confira 18 rotas em 6 capitais brasileiras para fazer de bike
Para proporcionar uma experiência mais completa e eficiente ao pedalar, a Tembici tem a funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade.
Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?” e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.
Rio de Janeiro (RJ)
- Centro histórico – Se o objetivo do passeio for passar pelos principais pontos culturais da cidade, então vale a pena pegar uma bike para passear pela Praça XV, repleta de atividades como museus, centros culturais e prédios históricos. De lá, é possível pedalar até o Boulevard Olímpico, a Cinelândia e a Avenida Rio Branco – uma das vias mais bonitas e emblemáticas da cidade. Dá ainda para conhecer o gigante Maracanã e as belas ruas arborizadas do bairro Grajaú.
- Parque do Cantagalo – O Parque do Cantagalo é o ponto preferido da Lagoa Rodrigo de Freitas e local ideal para piqueniques ou simplesmente assistir ao espetáculo chamado “pôr-do-sol carioca”. É possível chegar com facilidade a o local, que é rodeado por ciclovias e ocupado por praticantes dos mais variados esportes.
- Rota do Quebra Mar – Não é segredo que a Barra da Tijuca é um dos locais mais bonitos da capital fluminense. No entanto, o que poucos sabem é que o local guarda também atrativos que seguem desconhecidos até mesmo por uma parte dos cariocas – o Quebra Mar é um exemplo disso, excelente ponto para curtir o visual do mar da região.
São Paulo (SP)
- Liberdade – Uma ótima ideia para aproveitar a cidade é andar pela ciclofaixa da rua Vergueiro na Vila Mariana, rumo ao bairro da Liberdade. No caminho é possível parar no Centro Cultural São Paulo, onde o bike Sampa possui estação e possibilita que o ciclista aproveite as diversas atividades realizadas no local. Pedalando mais um pouco pela avenida, o ciclista chega à Praça da Liberdade, onde se concentram excelentes opções gastronômicas, além de uma série de estabelecimentos comerciais e culturais.
- Vale do Anhangabaú – Recém-inaugurado após uma grande reforma, o Vale do Anhangabaú tem recebido um número crescente de visitantes desde a sua reabertura. Além dos ótimos destinos disponíveis ao redor, como bares e museus, a região do Anhangabaú é também um excelente lugar para aprender a andar de bicicleta. O bike Sampa possui estações bem próximas do metrô, na saída do Largo São Bento ou Avenida São João. Um ótimo percurso para chegar ao Anhangabaú é descendo a Rua da Consolação a partir da Paulista ou também pela Vergueiro.
- Parque do Povo – A avenida Faria Lima e a rua Funchal são ótimos trajetos para passear sobre duas rodas. Na região, existem estações do bike Sampa espalhadas ao longo de todo percurso, o que facilita bastante o acesso ao parque por meio das bicicletas. Outro circuito que dá acesso ao parque é a ciclovia recém-restaurada do Rio Pinheiros, onde o ciclista conta com toda a infraestrutura necessária para relaxar enquanto recupera as energias.
Salvador (BA)
- Itaigara – Com ruas arborizadas e uma série de opções de lazer e alimentação, o bairro do Itaigara abriga uma das principais áreas verdes da cidade de Salvador, o Parque da Cidade. Para fazer a rota do Itaigara, saia do Parque da Cidade, seguindo pela ciclovia da avenida Antônio Carlos Magalhães, passe o Shopping Boulevard 161 e termine o passeio na Praça Ana Lúcia Magalhães – local ideal para curtir o fim de tarde ou praticar esportes.
- Av. Sete de Setembro – Conhecida pelo seu famoso Carnaval de rua, a avenida Sete de Setembro encanta com a sua paisagem e arquitetura única. Localizada em um dos principais pontos turísticos da capital baiana, a via é o local ideal para pedalar à beira-mar e conta com uma série de comércios por todo o caminho. Pegue uma bicicleta no Largo da Piedade e faça uma pedalada com calma até o Porto da Barra. Esse trajeto passa por toda a Sete de Setembro, passando pelo trecho de ciclofaixa plana e arborizada que conecta o Largo Campo Grande até o Largo da Vitória.
- Orla completa – Com mais de 22 quilômetros de percurso com vista para o mar, o trajeto da orla completa pode ser considerado um desafio para os amantes do ciclismo. Neste passeio, saia de bicicleta da praia de Itapuã e siga até a praia do Porto da Barra, passando por diversas atrações como o Parque dos Ventos, Jardim de Alah, Parque Costa Azul, Largo da Mariquita e Farol da Barra.
Recife (PE)
- Orla de Boa Viagem – O trajeto começa em um polo cultural e termina na belíssima praia de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade de Recife. Com uma série de opções de lazer, cultura e alimentação, o percurso da Orla de Boa Viagem é a escolha ideal para aqueles que planejam conhecer os principais pontos turísticos de Recife sem abrir mão de pedalar.
- Recife Antigo – Saindo do Parque da Jaqueira, uma das áreas verdes mais famosas da cidade, o percurso de bicicleta pelo Recife Antigo pode ser feito pela ciclovia da Rua do Futuro, que passa pela rua dos Palmares até chegar ao Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo. No destino, aproveite as mesinhas na calçada para finalizar a tarde tomando um refresco com vista para o Marco Zero, um dos locais mais bonitos da capital pernambucana. Na rota também é possível passar por importantes marcos da cidade como Museu do Frevo, Centro Cultural Cais do Sertão, Marco Zero e Praça Alfândega.
- Rota dos Mercadões – Com estações do Bike PE em sete mercados públicos da cidade, a rota dos mercadões é repleta de muita história e arquiteturas únicas, que ajudam a contar um pouco sobre a história do povo e cultura recifense. Nesse trajeto, o ciclista cruzará com o Mercado Boa Vista, Mercado da Encruzilhada, Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado Casa Amarela, Mercado da Madalena, Mercado do Cordeiro e Mercado Novo Água Fria, todos com estações de bicicletas compartilhadas para facilitar ainda mais o deslocamento entre os mercados.
Porto Alegre (RS)
- Orla completa – Trajeto mais tradicional nos passeios de rua por Porto Alegre, a rota que vai do Gasômetro até o Iberê é o passeio ideal para quem deseja pedalar curtindo uma paisagem incrível, mas não abre mão da comodidade de contar com opções de lazer nas proximidades. Com diversas alternativas de entretenimento, a rota passa pela região do centro histórico e chega até o Pontal, onde se encontra diretamente com o Barra Shopping.
- Rota das Praças – Com estações disponíveis por todo o trajeto, a rota das praças passa pelos principais cartões-postais de Porto Alegre, incluindo o Mercado Público, Praça da República, Praça Brigadeiro Sampaio, Largo dos Açorianos, Parque Farroupilha e Parcão. Esse trajeto é todo conectado por ciclovias, que assim como a rota da Orla, contam com toda a infraestrutura necessária para tornar o passeio ainda mais agradável.
- Centro – No Centro da cidade existem vários trechos ótimos para o pedal, inclusive com ciclovias pela região. As avenidas Goethe, Aureliano de Figueiredo Pinto e Ipiranga são as principais, permitindo que os estudantes optem pelo transporte alternativo para chegar à PUC-RS. Mais do que isso, algumas indicações turísticas também podem ser acessadas por essas ciclovias e pelas proximidades, como a Ponte da Azenha. O local histórico, na esquina da avenida da Azenha com a Ipiranga, foi palco do primeiro combate da Revolução Farroupilha em 1835.
Brasília (DF)
- Rota do Eixão – Fechado aos domingos e feriados para pedestres e ciclistas, o Eixão de Brasília é o local ideal para quem quer pedalar. O Eixo Rodoviário conta com mais de 13 km de extensão e diversas opções de lazer disponíveis em toda a região. O desafio aqui é percorrer todo o trajeto e retornar pedalando ao ponto de partida – um exercício revigorante para o bem-estar do corpo e para a saúde mental.
- Parque da Cidade – Considerado o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek possui uma série de trajetos disponíveis e que possibilitam diferentes passeios em um mesmo local. Com rotas de 3 até 9 km, o parque conta com pistas de diferentes extensões, o que torna este um dos principais destinos para quem está enjoado de sempre fazer os mesmos trajetos enquanto pedala.
- Memorial JK-Praça dos Cristais – Essa rota levará o ciclista para pedalar na Zona Cívico-Administrativa da capital, um lugar para aprender mais sobre a história nacional e conhecer a vida e o trabalho do ex-presidente e fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Um ótimo trajeto é sair pedalando da praça dos Cristais pela avenida do Exército e seguir pela ciclovia da Via N1, do Eixo Monumental. Em poucos quilômetros se encontram o Memorial dos Povos Indígenas, Praça do Buriti e Memorial JK, um dos principais pontos turísticos da cidade e que guarda até hoje os restos mortais de JK.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.