Carros Tesla são proibidos na China por razão bem incomum; saiba qual

carros Tesla
Foto: Unsplash.com

Os carros Tesla são conhecidos por misturarem desempenho, sofisticação e conforto.  Sem falar dos recursos tecnológicos. Hoje, um dos principais mercados da empresa é o da China. Mas parece que os carros da marca ainda não são tão bem aceitos por lá. Os veículos da empresa não poderão circular pela cidade de Beidaihe a partir do mês de julho.

carros Tesla
Carros Tesla serão proibidos de rodar pela cidade Beidaihe, na China, por dois meses (Foto: Divulgação/Tesla)

Veja os motivos que fizeram uma cidade chinesa proibir carros Tesla

As informações são do portal de notícias Reuters. De acordo com o portal, a proibição de carros da marca irá começar no dia 1º de julho. A medida será válida por pelo menos dois meses. Não há uma data certa para os carros voltarem a circular pelo local. Caso o prazo não mude, os automóveis da empresa voltarão a andar pelas ruas em setembro.

carros Tesla
Foto: Pixabay.com

Estas informações foram passadas à agência por um agente de trânsito local, que não se identificou. Nenhuma justificativa foi dada pelo oficial da Brigada Polícia de Trânsito do local. O mesmo diz que estas medidas tratam-se de “assuntos nacionais”. Espera-se que haja um anúncio oficial em breve.

VEJA TAMBÉM

Foi feito um pedido de comentário a Tesla. No entanto, a empresa não respondeu. A cidade de Beidaihe está localizada ao leste da cidade de Pequim. De acordo com a Reuters, o local é usado por líderes chineses para a realização de reuniões. Mas um fato recente pode ajudar a entender a história.

carros Tesla
Foto: Divulgação/Tesla

Carros da Tesla também foram proibidos de rodar por certas áreas da cidade de Chengdu no começo deste mês. Isso teria coincidido com a visita do presidente da China Xi Jinping ao local. Vídeos, que mostram veículos da Tesla sendo desviados pela polícia, foram divulgados nas mídias sociais.

Carros espiões?

carros Tesla
Foto: Unsplash.com

Como todos nós já sabemos, os carros da Tesla são equipados com diversos equipamentos tecnológicos. Alguns destes itens fazem o uso de câmeras e sensores instalados na parte externa do carro para ajudar o motorista em certas situações. Mas isso é algo que vem preocupando os chineses.

Em 2021, os carros da Tesla foram proibidos de circular em complexos militares. A alegação usada pelos militares chineses era de que haviam preocupações de segurança. No caso, os carros poderiam ser usados para a coleta de dados. Até mesmo funcionários de estatais foram proibidos de terem ou adquirirem um dos modelos da marca.

Posteriormente, o CEO da empresa californiana, Elon Musk, negou todas as acusações. Além disso, anunciou que seriam armazenados na China os dados criados por veículos vendidos no local.

Produção local e vendas

Foto: Divulgação/Tesla

A Tesla é uma das principais marcas dos Estados Unidos no momento. Mas também se tornou uma grande potência na China. A marca instalou no país asiático (na cidade de Xangai) uma de suas fábricas. Esta cuida da produção de dois modelos: o Model 3 e Model Y. Números recentes mostram que a fabricante possui bom volume de vendas.

Em março, a empresa vendeu 65.814 unidades. Ou seja, um aumento de 16% em comparação sobre o mês de fevereiro. Além de um aumento de 86% em comparação ao mês de março de 2021.

Com informações de Reuters

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar