Dicas de manutenção de baterias para veículos comerciais 

As baterias requerem manutenção preventiva para que não sejam substituídas somente depois do surgimento de falhas, deixando o veículo parado.

Assim como qualquer outra peça de reposição, as baterias também requerem manutenção preventiva para que não sejam substituídas somente depois do surgimento de falhas, o que deixa o veículo parado até que a troca ocorra. No caso de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, algumas horas de parada significam prejuízos e estresse para gestores e motoristas.

O engenheiro de aplicações e vendas da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, o engenheiro Rodrigo Domingues, explica que com os devidos cuidados e manutenção adequada, a vida útil das baterias pode ser estendida e recursos, economizados.

(Foto: Divulgação)

5 dicas de manutenção de baterias para veículos de frotas 

Uma dúvida comum no momento de decidir o tipo de bateria para a frota é entre as opções por modelos com acesso (aberta) ou sem acesso (selada). De acordo com o engenheiro, não há diferença de aplicação entre os modelos. 

Contudo, se o frotista não dispõe de um profissional dedicado a realizar a manutenção, o ideal é escolher uma bateria selada. “Optar por uma bateria com acesso, oferece a vantagem de poder completar a água ao longo do tempo e isso ajuda a aumentar a vida útil do produto”, esclarece

No entanto, esse ganho só se concretiza quando a manutenção é feita corretamente. Um item básico de manutenção da bateria que é completar a água pode se tornar um problema se utilizado o líquido incorreto. 

A água de torneira possui sais minerais que são condutores de energia e, se colocada dentro da bateria, ocasionam a autodescarga, que acarreta falhas diversas, deixando o veículo sem partida. Portanto, é importante utilizar água destilada ou desmineralizada para evitar o mau funcionamento.

Domingues ressalta que o nível d’água deve ser verificado antes do início da carga. “O nível do eletrólito nunca deve ficar abaixo das placas. O nível correto está especificado na caixa da bateria e em alguns modelos, na própria tampa”, afirma.

O engenheiro indica passos simples que devem ser checados para garantir que os veículos de uma frota operem normalmente no dia a dia:

  1. Segurança – Para fazer a manutenção, o recomendado é sempre usar roupas adequadas, óculos de segurança e luvas para evitar o contato da pele com o eletrólito. Outra dica é sempre optar por ferramentas isoladas e nunca adicionar ácido a uma bateria. As baterias devem ser mantidas limpas e secas e recarregadas (se houver necessidade) somente em áreas bem ventiladas.
  2. Carregamento – A água deve ser adicionada às baterias inundadas antes de carregar. O ciclo da carga deve ser acompanhado e interrompido caso haja anormalidades. Deve-se observar a temperatura das baterias durante a carga e, se necessário, interromper o ciclo e aguardar o resfriamento. A bateria deve ser carregada com no máximo 10% da capacidade de C20 – cargas superiores podem ocasionar a queima da bateria. O carregamento ocorre de forma lenta e, em alguns casos, pode levar até 48 horas para a carga completa – isso pode variar de acordo com o Ah da bateria e o estado de carga que ela se encontra.
  3. Limpeza – Os terminais da bateria e os terminais dos cabos precisam ser limpos regularmente. Isso pode ser feito com uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 300 ml de água. É importantíssimo manter os terminais de contato limpos. Nunca utilizar spray lubrificantes ou graxa sobre os polos, pois esses materiais formam uma camada isolante.
  4. Torque – As conexões de fiação devem ser apertadas de acordo com as especificações do fabricante, tendo cuidado para não apertá-las demais, pois isso pode resultar em quebra do terminal. É importante se certificar de que há um bom contato com os terminais. Deve-se tomar cuidado ao substituí-los, pois terminais de má qualidade não oferecem o contato correto e isso causará falhas no sistema.
  5. Armazenamento – As baterias se autodescarregam gradualmente durante o armazenamento, por isso devem ser monitoradas constantemente e recarregadas, se necessário. Sempre acomodá-las em local fresco e seco e nunca expostas ao sol. A verificação de tensão deve ocorrer a cada três meses.

Veículos comerciais possuem cada vez mais equipamentos eletrônicos que necessitam da bateria compatível para seu correto funcionamento. Ao escolher o fornecedor de bateria, é importante observar o suporte oferecido, as garantias e a capacidade de cobertura.

Baterias para veículos comerciais (Foto: Divulgação/Heliar)

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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