Dias mais quentes exigem cuidado redobrado com a calibragem do pneu; entenda

Vai viajar e está muito calor? Veja quais os cuidados com a calibragem do pneu em dias quentes.

O verão combina com férias, mas os dias quentes exigem cuidados redobrados com o veículo. Não basta verificar somente o nível do líquido de arrefecimento, é preciso dar mais atenção à calibragem do pneu. 

Calibragem de pneu em dias quentes exige mais atenção - Foto: Divulgação
Calibragem de pneu em dias quentes exige mais atenção – Foto: Divulgação/ DPaschoal

 

Cuidados com a calibragem do pneu em dias mais quentes

De acordo com a rede de lojas DPaschoal, o aumento da temperatura do ambiente pode aumentar a pressão interna dos pneus. Isso acontece porque o comprimido contém moléculas de água, gerando uma menor aderência e a estabilidade do veículo. 

Além disso, a pressão inadequada dos pneus gera um desgaste irregular, principalmente em estradas mais quentes, reduzindo a vida útil dos pneus.

 

“Manter a pressão correta dos pneus é uma medida simples, mas essencial, que pode fazer toda a diferença quando as temperaturas começam a subir. 

Em dias mais quentes, os pneus enfrentam condições desafiadoras que podem afetar significativamente o desempenho e a segurança do veículo”, ressalta o Coordenador de Treinamento Técnico da DPaschoal, Danilo Ribeiro.

Segundo Danilo, conforme a temperatura do ambiente aumenta, a pressão do ar interna dos pneus também aumenta. Isso leva a uma série de problemas, desde um desgaste irregular até o aumento de riscos de danos estruturais à carcaça do pneu, o que pode ser perigoso. 

O especialista ressalta que uma abordagem preventiva em relação à calibragem dos pneus contribui para a segurança nas estradas e para a preservação do investimento em pneus de qualidade. 

Vamos aos pontos chave:

Verificação regular 

O primeiro passo é checar de forma mais frequente a pressão dos pneus de preferência quando estiverem frios, assim é possível obter leituras mais precisas. 

Carros mais novos possuem o sensor TPMS (sistema de monitoramento de calibragem dos pneus) que indica quando o condutor precisa calibrar os pneus. 

A recomendação da DPaschoal para quem não é no máximo a cada 15 dias e lembre-se de checar o estepe, nele você pode adicionar de 3 a 5 libras a mais que a calibragem padrão, uma vez que costuma ficar esquecido lá no porta-malas.

Consultar o manual do veículo

Todas as informações técnicas dos pneus, assim como as recomendações para calibragem estão no manual do proprietário. Inclusive, a calibragem de acordo com as condições climáticas: quente ou frio, por exemplo. 

Além disso, em alguns modelos de veículos mais novos, existem três tipos de calibragem (normal, com carga e econômica). Portanto, siga essas orientações para garantir uma calibragem adequada. 

Certificar-se da aferição do calibrador

É importante também ter um medidor de pressão de pneus confiável e aferido corretamente. Isso ajuda a evitar leituras incorretas e assegurar a manutenção adequada da pressão. Geralmente há uma etiqueta indicando a data da última calibração.

“Para garantir uma calibragem precisa, é recomendado o uso de um medidor de pressão de pneus confiável e, sempre que houver dúvidas, procurar a orientação de um profissional qualificado”, enfatiza Danilo.  

Calibrador sempre aferido - Foto: Garagem360
Calibrador sempre aferido – Foto: Garagem360

 

Consultar profissionais capacitados

Se surgir alguma dúvida ou problemas, procure um profissional qualificado para assegurar que a calibragem seja realizada corretamente.
 

Calibrar o pneu com Nitrogênio

A DPaschoal recomenda o uso do Nitrogênio para a calibragem até mesmo para reduzir a frequência. A principal razão para usar nitrogênio em vez de ar comum é reduzir as variações na pressão dos pneus. 

O nitrogênio é mais estável em relação à pressão, o que significa que os pneus mantêm uma pressão mais consistente por um período mais longo.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA