Dia Nacional do Ciclista: dicas de carros para transportar a bike 

Durante a pandemia, o uso de bicicletas apresentou um grande crescimento no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em 2020, as vendas de bikes em todo o País cresceram 50% em relação ao ano anterior. 

Segundo levantamento publicado pelo site de apostas online Betway, de 2019 a 2021, houve um aumento de 248% no número de ciclistas nas ruas da região da avenida Faria Lima, em São Paulo, e de 277% no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Neste Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), trazemos aqui dicas de Carlos Cereijo, gerente de Conteúdo da Karvi, plataforma de compra e venda de carros seminovos certificados, para quem utiliza a bicicleta e precisa, em algum momento, transportá-la em um carro.

VEJA TAMBÉM

Confira as dicas de carros bons para o transporte de bicicletas

O senso comum diz que a categoria de veículos com modelos mais práticos para o transporte de bicicletas é a picape. Entre as dicas, Cereijo inclui duas opções. No entanto, se as picapes não agradam, há sempre a possibilidade de carros mais tradicionais, como os hatches, que comportem as bikes. Existem, também, excelentes opções entre os veículos da categoria premium, incluindo um esportivo. 

Fiat Strada

Suporte original garante fixação de bikes na Fiat Strada (Foto: Divulgação)

Recentemente, a Mopar, divisão do grupo Fiat Chrysler responsável por todo o pós-vendas das marcas, lançou no mercado uma linha com mais de 50 acessórios especícifos para a Fiat Strada, picape líder em vendas no mercado nacional. Um desses é totalmente voltado para os bikers – um suporte que facilita muito o transporte das bicicletas. Com o item, basta soltar a roda dianteira que a bicicleta fica totalmente segura em cima da caçamba.

Ford Maverick

Extensor de caçamba facilita o tranporte de bikes na Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

A outra dica entre as picapes é a Ford Maverick, um veículo que oferece muito conforto para em viagens longas e a lugares remotos, inclusive com bicicletas. O espaço da caçamba é perfeito para levar duas ou mais bikes, dependendo do tamanho. A montadora lançou, em junho último, uma linha de acessórios originais para o modelo. O destaque vai para o extensor de caçamba, produzido em alumínio e com fixação articulada, que acrescenta 610 mm ao comprimento do compartimento de carga. 

Para transportar bicicletas na caçamba sem a necessidade de desmontagem, as concessionárias da marca oferecem os Truckpads da Nomad Sports, que são produzidos com material totalmente impermeável, tecido interno aveludado, laváveis, e acomodam qualquer modelo de bike.

Mais dicas de carros para levar a bike: Honda City

Sistema de bancos inteligentes do Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Os carros da Honda contam com um sistema de bancos inteligentes. Uma das melhores opções é o Novo City. Ao rebater os bancos traseiros, forma-se um compartimento nivelado como em um piso de uma caçamba, capaz de acomodar uma bike sem a necessidade de desmontá-la.

O Honda Fit, modelo que já saiu de linha, é uma ótima alternativa entre os seminovos, com boas oportunidades de mercado.

BMW X1 Outdoor

BMW X1 Outdoor (Foto: Divulgação/BMW Group)

O BMW X1 Outdoor foi anunciado pela montadora alemã em julho. Produzido com base na versão X1 sDrive20i X-Line Plus, o SUV é indicado por contar com uma série de acessórios, como o suporte de bicicleta mais o rack de teto. 

Apenas 192 unidades do modelo serão produzidas no Brasil. Juntamente com o carro, a marca alemã lançou. A bicicleta BMW M Bike – equipada com rodas de 28 polegadas, aplicações na parte dianteira em carbono, freio a disco na dianteira e na traseira e pesando apenas 12,5 kg. Vendida à parte do carro, a bike tem o preço de R$ 16.042.

BMW M Bike (Foto: Divulgação/BMW)

Porsche Taycan

 

Esportivo Porsche Taycan transporta bem a sua bike, seja na traseira ou no teto (Fotos: Divulgação) / dicas de carros

Para quem busca um modelo premium e extremamente esportivo, mas não abre mão de levar a bike consigo, a dica é o Porsche Taycan. Totalmente elétrico, o modelo conta com suporte de fábrica para o transporte de bicicletas. A versão Cross Turismo oferece um suporte traseiro, rebatível e bloqueável, para até duas bikes. Nas versões GTS, 4S e Turbo, o suporte fica no teto.

novo Código Brasileiro de Trânsito
Imagem: Abc do Abc

Fique atento à legislação de trânsito

Fique atento, pois existe, sim, multa para o mau uso do suporte de bicicletas no veículo. Antes de iniciar qualquer viagem, é importante assegurar-se que tanto as bikes quanto o suporte estejam bem fixados, sem riscos de cair ou se soltar. Caso isso aconteça, a multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e retenção do veículo.

Para não correr riscos, também é necessário sinalizar corretamente o suporte de bicicletas no carro. Sempre que as bicicletas atrapalharem a visão da placa do veículo será necessário utilizar uma segunda placa em posição visível. O mesmo vale para as luzes das lanternas traseiras – caso tenham a visibilidade comprometida, será necessário utilizar uma régua de sinalização. 

Outro ponto importante: o tamanho das bicicletas não pode exceder o tamanho do veículo. Geralmente essa questão é resolvida removendo a roda dianteira da bike.

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar