Dia do Automóvel: confira a EVOLUÇÃO do carro entre as décadas
No dia do automóvel relembre a evolução deste que é um dos principais meios de transporte usados pela humanidade.
O carro é o meio de transporte mais usado no mundo e desde sua criação, no século XIX passou por muitas mudanças e evoluções, com destaque para sua produção em massa no século XX. Tamanha importância lhe rendeu seu próprio dia. O dia do automóvel é comemorado hoje, 13 de maio, e para comemorar preparamos este pequeno post com sua evolução.
Dia do automóvel: como o carro evoluiu em seus mais de 120 anos de história
O primeiro carro patenteado foi o Benz-Patent Motorwagen, criado por Karls Benz. Com motor monocilíndrico movido a gasolina, o modelo é considerado por muitos, o primeiro carro moderno. Tanto que a empresa fundada por Karls se tornou a famosa Mercedes-Benz.
E foi justamente a invenção do motor a combustão o divisor de águas na produção dos veículos. Em 19886 outro alemão chamado Gottlieb Daimler apresentou ao mundo o primeiro automóvel com motor a combustão interna. Mais modernos, o carro poderia alcançar até 16 km/h.
E realmente o motor a combustão elevou os veículos a outro patamar, mas só começaram a ser produzidos em linha de montagem no começo dos anos 1900 com a Ford. A marca norte-americana desenvolveu o sistema de linha de montagem, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Foi nesta época que os carros ficaram mais acessíveis ao público.
A Ford desenvolveu em 1904 o “Model A”, no entanto somente em 1908 conseguiu chamar a atenção do mercado com o poderoso “Ford T”, que além de toda a parte técnica inovou toda a indústria com a produção em série.
No mesmo ano, na Inglaterra, chegava ao mercado o Rolls Royce que trazia o radiador, responsável por fazer a troca de ar para arrefecimento do motor. A curiosidade da marca é que mesmo ao longo dos anos, o radiador permanecia o mesmo da invenção.
Nos anos seguintes, a Europa seguiu aumentando sua frota de carros e de empresas fabricantes. Na França, por exemplo, surgiram a De Dion Bouton, Berliet e Rapid, na Itália, a Fiat e Alfa-Romeo, enquanto a Espanha e a Suíça buscaram atuar em uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Fabricação em série
Todas essas fabricantes tinham algo em comum: a aplicação de conceitos para a fabricação em série. A ideia é que cada operário tivesse uma responsabilidade na linha de montagem.
E isso realmente deu certo. Em 1913, a Ford já construía o Ford T em 84 etapas. O que multiplicou a capacidade diária de produção em cinco vezes. Além disso, o preço de cada unidade caiu em mais de 30%.
Aperfeiçoada ao longo do século XX, muitas inovações marcaram a época, colaborando para o aumento da eficiência da fabricação. Além disso, as pessoas passaram a escolher o automóvel por marca, desempenho e status.
Nos anos 30, por exemplo, as montadoras passaram a usar gráficos estatísticos como ferramentas para guiar a produção. Antes a produção era confusa por conta de peças, ferramentas e vários profissionais atuando e naquele momento passou a ser pautada em dados e controle dentro da linha de montagem.
Automóvel no Brasil
A evolução dos carros só chegou ao Brasil e outros países da América Latina após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de algumas empresas trazerem suas linhas de montagem para esses países, somente em 1956, no governo JK, as multinacionais começaram a montar os automóveis por aqui.
Os primeiros foram os caminhões, caminhonetes, furgões, jipes e só depois os carros de passeio.
Evolução do marketing
A propaganda e os conceitos de marketing só passaram a ser aplicados na década de 1970, com o pioneirismo da GM, que aprimorou seus sistemas de gestão e técnicas de marketing.
A marca lançou diferentes tipos de automóveis destinados a públicos diferentes, além de ampliar o catálogo de cores. Acabou dando certo e a GM conseguiu tomar a hegemonia da Ford como maior fabricante do mundo.
Produção enxuta
A Ford, para não ficar para trás, desenvolveu na década de 1980 o conceito de produção enxuta, que logo foi aderido pelas demais montadoras. A ideia é diversificar os produtos e foco na qualidade dos veículos entregues.
A partir daí, as fabricantes deram mais atenção ao processo produtivo e acabaram por terceirizar a fabricação de componentes. O que foi determinante para a criação de parques industriais, em que várias empresas atuam para fornecer peças às montadoras. Modelo que segue até os dias atuais.
Carros eletrificados
Desde a descoberta de várias fontes de petróleo, a gasolina tornou- se o principal combustível dos veículos. Na década de 1990 começaram a chegar no mercado os primeiros híbridos relevantes.
No Brasil, o primeiro elétrico híbrido chegou em 1998. O Toyota Prius foi considerado uma evolução.
Carros autônomos
Ainda em fase de estudos e implementação, os carros autônomos também estão em evidência no mercado. O sistema adotado pelo novo EX90 da Volvo conta com um dos mais modernos sistemas de “pilot assistent”, que utiliza câmeras e sensores para dar suporte ao motorista. Além dele, o carro conta com um dos mais avançados sistemas de segurança.
Fatos curiosos sobre a evolução do carro e o dia do automóvel
Foi somente na Exposição Universal de 1889, realizada em Paris, que o automóvel foi divulgado em nível mundial. Antes disso, poucas pessoas conheciam a invenção e o interesse era pequeno e restrito.
A primeira corrida de automóveis da história ocorreu em 22 de julho de 1894, entre as cidades francesas de Paris e Rouen. Participaram 32 carros, mas somente 8 terminaram a corrida, vencida por Panhard Et Lavassor e Peugeot.
O primeiro pneu para automóveis foi lançado em 1895 pela empresa francesa Michelin.
O primeiro automóvel chegou ao Brasil no ano de 1893, comprado pelo inventor do avião, o brasileiro Santos Dumont.
Comemora-se em 13 de maio o Dia do Automóvel e no dia 10 de novembro, o Dia da Indústria Automobilística.
Atualmente o carro mais rápido do mundo é o Koenigsegg Agera, que pode chegar a 447,19 km/h.
A evolução do carro é um processo contínuo e repleto de mudanças significativas. Desde a criação dos primeiros veículos a combustão até a inovação dos carros com piloto automático, a indústria automobilística apresenta uma sólida evolução.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.