Renault apresenta carro voador Air4, com hélices de drone e visual retrô

Renault
O AiR4 é uma homenagem ao Renault 4, lançado há 60 anos atrás (Foto: Divulgação/Renault)

Há 60 anos (1961), a Renault apresentava na França um dos carros mais populares da montadora francesa. Estamos falando do Renault 4. Ele ficou famoso por sua praticidade e versatilidade. Pensando nisso, a montadora resolveu fazer uma homenagem e apresentou, na última sexta-feira (26/11), o carro voador AiR4. O carro mistura o visual clássico do modelo e adiciona hélices de drone. Veja em detalhes!

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Renault
Renault AiR4 (Foto: Divulgação/Renault)

O AiR4 é uma homenagem ao Renault 4; conheça!

De acordo com a fabricante francesa, o carro conceito “é um símbolo de independência e liberdade, feito para enfrentar as dificuldades enfrentadas com os congestionamentos e aproveitar o espaço livre disponível no céu, que o AIR4 considera como a estrada do futuro”. E as pessoas poderão ver de perto este carros voado. A partir da próxima semana, ele estará exposto em Paris. Mais precisamente no Atelier Renault, localizado na famosa Avenida Champs-Élysées.

Renault
Renault AiR4 (Foto: Divulgação/Renault)

Ele estará ao lado de outras versões do Renault 4. Depois, durante o próximo ano, ele segue viagem e passará pelos Estados Unidos e Macau. O Air4 foi feito em parceria com o estúdio TheArsenale. O diretor geral e fundador, Patrice Meignan, foi quem teve a ideia de criar um veículo que “despertasse emoções e prazer”. Isso sem deixar de destacar a identidade da marca.

Após 25 anos de pesquisas e estudos prospectivos, acreditamos que os ícones da cultura automotiva são eternos, seja na terra como no céu. Há 60 anos, o Renault 4 é um carro feito para pessoas comuns, que fazem dele algo extraordinário. Este carro simboliza a aventura: simples, prático, útil e ao mesmo moderno e rétro. A maioria dos condutores diria que ele permite encarar os trajetos de outra forma e viver uma verdadeira aventura. O desejo de viajar de uma forma diferente serviu de inspiração para minha equipe e eu. Com o AIR4 by TheArsenale, o Renault 4 está pronto para alçar voo, em uma das maiores aventuras que já viveu até hoje.”, diz Meignan.

Detalhes do Renault Air 4 (o carro voador)

Renault
(Foto: Divulgação/Renault)

O Renault 4 é um carro que possui uma boa história na marca. E também não é considerado um ícone a toa. O modelo foi fabricado pela montadora francesa entre 1961 e 1992. Comercializado em mais de 100 países, o veículo teve mais de oito milhões de unidades vendidas. Números que o tornam uma das lendas da indústria automobilística francesa. Ele se destacava pela simplicidade e versatilidade.

Sem falar que seu design também chamava atenção. E o Air4 chega para ser uma interpretação deste visual. Mas com uma aparência mais moderna. A carroceria, por exemplo, possui detalhes em fibra de carbono. É possível perceber também que ele possui LEDs no conjunto óptico e o logotipo iluminado. Horas de cálculos e testes foram necessárias para que a rigidez fosse revista.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Renault
(Foto: Divulgação/Renault)

No processo, foram incluídos conceitos, como empuxo e sustentação. O AiR4 nos faz lembrar também daqueles filmes e animações sobre o futuro, onde vemos vários carros voadores. Mas ao contrários de muitos projetos de carros voadores, este traz uma aparência de drone. As empresas instalaram quatro hélices duplas em cada canto do veículo e o chassi no centro da longarina.

Imagens do interior ainda não foram divulgadas. A marca diz que a entrada na cabine utilitária pode ser feita ao levantar o chassi.

Desempenho

Renault AiR4 (Foto: Divulgação/Renault)

O AiR4 é equipado com baterias de lítio-polímero de 22.000 amperes-horas. De acordo com a montadora da França, elas podem gerar uma potência máxima de quase 45.000 mAh. Sem falar que tem uma velocidade máxima horizontal  26m/s e inclinação de 45º durante o voo. Sem falar que ele pode ter até 70º de inclinação máxima. A marca ainda diz ser possível, com uma velocidade de decolagem de 14m/s, voar até 700 m de altitude. Já a velocidade de aterrisagem é de 3m/s.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar