Deu ruim: carros autônomos da Apple batem e saem de pista em teste
Em novo teste realizado com carros autônomos da Apple, um dos veículos saiu da pista e bateu no meio-fio da calçada.
Durante novo test-drive para testar a eficiência dos protótipos de carros autônomos da Apple, um dos modelos bateu no meio-fio da calçada e quase atropelou um pedestre que passava próximo ao ocorrido. Confira os detalhes.
Carros autônomos da Apple têm complicações em testes recentes
A Apple é uma das empresas que está na corrida para o desenvolvimento de carros elétricos e autônomos de produção. A marca de tecnologia desenvolve o Projeto Titan, que tem previsão para ser lançado em 2025.
No entanto, de acordo com informações de uma reportagem do The Information, durante testes recentes para averiguar o sistema de navegação dos veículos, um dos carros saiu da pista no meio de um cruzamento, bateu no meio-fio da calçada e quase atropelou um pedestre que estava próximo ao local do ocorrido.
De acordo com informações citadas na matéria, o carro não reconheceu que a preferência era do pedestre.
Embora os recentes resultados negativos complicarem os planos da marca de lançar o Projeto Titan, outras abordagens da marca são positivas. Como exemplo, durante o ano passado, um dos veículos realizou um circuito de cerca de 64 km, entre diferentes cidades e os resultados foram promissores.
Na época, o carro saiu de Bozeman, em Montana, nos EUA, com destino a uma estação de esqui, a Big Sky, no mesmo estado. Durante os testes o veículo conseguiu cumprir o trajeto sem o auxílio de mapas tridimensionais, assim como ocorre com os carros de outras marcas que também desenvolvem projetos do gênero.
Apple planeja desenvolver uma cadeia completa de produtos e serviços
Mais do que uma empresa que oferece produtos, a Apple quer ir além e fazer parte de um universo completamente conectado e compartilhado. Apostar no mercado de carros elétricos é apenas um novo meio para oferecer novas soluções e fidelizar o cliente que já possui confiabilidade na marca.
Um dos motivos pelo qual a marca quer embarcar em um novo segmento da indústria é justamente o fato de poder conectar todos os seus produtos e serviços.
Diferente de suas concorrentes que hoje investem no metaverso, a marca da maçã quer criar uma cadeia onde todos os aspectos da vida do cliente podem ser facilitados através do uso de produtos oferecidos pela empresa, onde o compartilhamento de dados deixará tudo mais acessível.
Desenvolver um carro elétrico e autônomo vai além de brigar com nomes já consolidados no segmento, como a Tesla, por exemplo. Mas sim, permitirá o desenvolvimento de uma cadeia onde o usuário terá disponível em diversas vertentes de sua vida, um produto da marca.
O Projeto Titan será um dos pilares para esse novo molde de oferta de serviços. O carro será considerado Nível 5 dos padrões SAE, a Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde não há necessidade de intervenção humana para a condução.
Inclusive, o protótipo do veículo é um carro sem volantes ou pedais. No entanto, acredita-se que a versão de produção integrará os itens por questões de segurança em casos de emergência.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.