Detran-SP adota uso da Inteligência Artificial para novas tecnologias

O evento “Inteligência Artificial (IA) Generativa – Uma Nova Era para a Administração Pública” trouxe as iniciativas adotadas pelo governo. Em especial, o Detran-SP e uso da Inteligência Artificial para novas tecnologias. 

Detran-SP adota uso da Inteligência Artificial para novas tecnologias - Foto: Divulgação
Detran-SP adota uso da Inteligência Artificial para novas tecnologias – Foto: Divulgação

Detran-SP adota uso da Inteligência Artificial para novas tecnologias

Segundo o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, o órgão iniciou a revisão de processos para o uso da IA em atividades mais mecânicas, levando a alocação dos profissionais para funções estratégicas. 

“Invariavelmente, o setor público será cobrado pela adoção de tecnologias que permitam maior eficiência, redução de custos e melhores serviços e mais rápidos. Para desfazer mitos e internalizar o conhecimento de IA no Detran-SP, criamos um laboratório de inovação, com alavancagem de resultados e eficiência”, disse.

Entre as inovações adotadas pelo órgão estão:

Laboratório de inovação – para se preparar para o futuro, o Detran-SP criou um laboratório de inovação. Lá, os profissionais pesquisam e testam novas tecnologias para melhorar os serviços do órgão.

Automatização de processos – a Transferência Digital de Veículos (TDV), por exemplo, ficou mais rápida, prática e segura, permitindo que a transferência de propriedade de um veículo, que antes levava dias agora é feita em minutos e sem a necessidade de trabalho braçal.

Mais segurança para os sistemas – a IA também está sendo usada para proteger os sistemas do Detran-SP contra fraudes e vazamentos de dados. 

Reconhecimento biométrico nos exames de habilitação  – a partir de agora, os exames de habilitação vão usar reconhecimento biométrico para tornar o processo mais seguro e rápido.

“O ganho de escala é tão disruptivo que precisamos seguir essa linha. Temos feito ações em parceria com a polícia contra o uso de dedos de silicone para fraudar a validação biométrica, nos exames de direção. Só na semana passada, foram 116 dedos apreendidos em Aricanduva, na zona leste da capital. 

Acreditamos que o uso da digital não seja a melhor forma de autenticação, já que abre brecha para esse tipo de crime. Estamos trabalhando para autenticação multi biométrica, com reconhecimento facial 3D.”

Leia aqui:

Crime: Detran localiza 116 dedos de silicone em CFC na Zona Leste de São Paulo.

O que esperar da IA no Dertran-SP?

Exames de habilitação mais seguros e rápidos

Serviços online mais fáceis de usar

Mais segurança para seus dados 

Um trânsito mais seguro e eficiente. 

O que você pode esperar:

  • Exames de habilitação mais seguros e rápidos

  • Serviços online mais fáceis de usar

  • Mais segurança para seus dados

  • Um trânsito mais seguro e eficiente

“Se desenvolvida e utilizada com responsabilidade, a IA pode trazer muitos ganhos. Pesquisas apontam melhoras na eficiência interna das organizações e aumento de produtividade. Também tem um ganho de criatividade, de pensamento estratégico”, disse Johnatan Highlander, head de inovação da Prodesp.

A Prodesp é uma empresa privada que auxilia o Detran-SP na implementação das tecnologias de IA.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar