Detran-SP apoia ação que combate revenda de motopeças roubadas
O Detran-SP participou de uma operação policial que visa reprimir a receptação de motos e a revenda de motopeças roubadas; saiba como foi
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) participou na segunda-feira (7) da oitava fase da Operação Fur Partes, realizada na cidade de São Paulo por policiais civis da 1ª Delegacia Seccional (Centro) a partir de uma investigação do 3º Distrito Policial (Santa Efigênia).
A operação tem o objetivo de reprimir a receptação de motocicletas e revenda de motopeças roubadas e furtadas em lojas e desmontes localizados na região conhecida como “quadrilátero das motos” – nos bairros Campos Elísios e Santa Efigênia, na região central da capital paulista.
Cinco estabelecimentos de revenda de motopeças roubadas são investigados
A ação também teve apoio da Secretaria da Fazenda do Estado e de agentes da Prefeitura de São Paulo e da Guarda Civil Municipal. Cinco estabelecimentos foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos pelos policiais nas ruas dos Gusmões, Guaianases e General Osório.
Nos locais, que estavam de portas fechadas e tiveram a entrada forçada pelas autoridades, foram encontradas motopeças sem o selo de rastreabilidade do Detran-SP. Um dos estabelecimentos, credenciado junto ao departamento de trânsito, acumulava, sem condições de segurança, milhares de motopeças em seu subsolo. Por conta disso, será pedida a suspensão de seu credenciamento.
Além das abordagens policiais, os agentes do Detran-SP fiscalizaram três outras lojas na região, mas não encontraram irregularidades. Não houve prisões ou autuações durante a operação.
“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso, participamos da operação conjunta. Reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento ao comércio ilegal de peças”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.
O Detran-SP alerta para a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados em seu portal de serviços antes de efetuar uma compra de peças usadas – a busca deve ser feita na aba “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, a compra ou serviço não deve ser realizado no local.
“O Detran-SP realiza frequentemente ações de fiscalização em desmontes e parceiros com o CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes no processo de habilitação”, acrescenta o departamento.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.