Detran reduz espera para condutor com deficiência tirar a CNH em MG

Novos procedimentos adotados pela Polícia Civil diminuíram a fila de espera para avaliação médica e psicológica de pessoas com deficiência (PcD) na clínica do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Os candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à reabilitação, que antes aguardavam até 180 dias para realizar os exames, agora são atendidos em 30 dias, em média. Veja!

Detran
(Foto: Divulgação)

Detran diminui tempo de espere para motoristas PcD passarem por avaliação e obterem a CNH em Minas

De acordo com o diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto, o resultado foi alcançado após a adoção de um novo modelo de gestão na seção médica e psicológica e da descentralização parcial do atendimento das PcDs para as clínicas credenciadas. 

“Com o objetivo de evitar uma alta demanda e, consequentemente, o tempo de espera para aqueles que realmente precisam ser atendidos pelo Detran-MG, estabelecemos novos critérios para o atendimento”, explica. 

VEJA TAMBÉM

Veja o que mudou no atendimento do Detran-MG

isenção do IPVA 2022 para carros PcD deve ser feita até 31 de julho desse ano
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

“Atualmente, na clínica do Detran-MG, os serviços são exclusivamente para candidatos e condutores com deficiência física, novas solicitações de condutores com a CNH cassada pela justiça e recursos dos exames realizados em clínicas credenciadas”, afirma Cunha Neto. 

O primeiro atendimento aos candidatos à primeira CNH e aos já habilitados deixou de ser feito no Detran-MG, em Belo Horizonte, para ser realizado em clínicas credenciadas mais próximas de suas casas, proporcionando mais agilidade e ampliando o acesso.

“Agora, apenas em casos específicos, de grau de deficiência moderada ou grave, o candidato à habilitação é encaminhado para a junta médica do órgão de trânsito”, explica a delegada Maria Alice Faria, chefe da Divisão de Habilitação.

No caso dos candidatos e condutores PcDs, a junta médica do Detran-MG avaliará a exigência de adaptação veicular relacionada à deficiência física, considerando o comprometimento da capacidade de acionamento dos comandos de um veículo convencional que podem representar risco à segurança no trânsito.

Simulador de direção

Simulador de direção auxilia no diagnóstico da deficiência (Foto: Renato Cobucci/Secom MG)

O Detran-MG adquiriu, recentemente, um simulador de direção com tecnologia que auxilia na avaliação da capacidade psicomotora do motorista por meio de testes específicos. Com o equipamento, é possível aferir aspectos como a força de pernas, braços e mãos, avaliar a velocidade dos movimentos e agilidade para pisar nos pedais, e medir os reflexos e a capacidade de visão periférica.

A junta médica do Detran-MG utiliza o equipamento para diagnosticar se, de fato, o candidato à CNH tem algum tipo de problema físico que o impeça de dirigir. O diagnóstico também estabelece os equipamentos obrigatórios no veículo – como direção hidráulica, adaptadores de volantes e pedais e câmbio automático, entre outros.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar