Detran passa a parcelar taxas de serviços da CNH no ES; entenda

O Detran-ES vai implantar sistema para parcelamento de taxas na CNH, permitindo pagamento de atrasados em 12 X. Veja detalhes

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) instituiu, na última quarta-feira (23/02), o credenciamento de empresas para a implantação do parcelamento dos débitos da área de Habilitação (CNH) – o que vai possibilitar o pagamento das taxas de serviços do órgão com cartões de débito ou de crédito em até 12 vezes. Esse sistema já estava disponível para as multas de trânsito e os demais débitos dos veículos registrados.

Detran passa a parcelar taxas de serviços da CNH no ES

(Foto: Freepik) – CNH

Entenda a ação do Detran-ES que possibilita parcelar débitos

O parcelamento dos débitos pelos usuários será feito por meio de empresas credenciadas no Detran-ES e os interessados poderão realizar o pagamento à vista ou em parcelas mensais, com imediata regularização da situação de sua habilitação, assim como já ocorre com os débitos de veículos. A aprovação e efetivação do parcelamento dos débitos libera o serviço solicitado e a respectiva emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os encargos e eventuais diferenças de valores a serem cobrados por conta do parcelamento via cartão de crédito ficam a cargo do titular do cartão de crédito que aderir a essa modalidade de pagamento. O Detran-ES ressalta que receberá os valores da rede arrecadadora à vista e de forma integral, sem qualquer tipo de desconto.

O pagamento de boleto bancário, via Documento Único de Arrecadação (DUA) continua sendo realizado normalmente. O parcelamento dos débitos da habilitação e do veículo representa apenas uma nova opção para a quitação e a regularização do veículo.

(Foto: Pixabay)

Medida leva em consideração os impactos causados pela pandemia

O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca que a medida leva em consideração os impactos causados pela pandemia e tem o objetivo de facilitar o pagamento dos débitos e incentivar que o cidadão regularize a situação da sua habilitação.

“Levando em consideração que a habilitação é utilizada como um instrumento de trabalho por muitos condutores, como motoristas de aplicativos, caminhoneiros, entre outros, estamos expandindo essa possibilidade para a área de Habilitação. Assim, o cidadão não precisará adiar seus planos para obter a habilitação e regularizar seu documento”, afirma Vieira.

O diretor do órgão ressalta que a facilidade já é utilizada por proprietários na regularização de seus veículos. “Isso possibilita que o cidadão pague esses débitos em parcelas, de acordo com seus recursos, e tenha o seu veículo licenciado e emita o documento”, ressaltou.

Você pode consultar os pontos de atendimento para o parcelamento de débitos de veículos no site do Detran-ES.

Detran passa a parcelar taxas de serviços da CNH no ES

(Foto: Pixabay) – CNH

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA