Detran lança programa para caçar irregularidades internas

Programa para averiguar irregularidades internas vai investigar funcionários públicos, assim como prestadores de serviço. Entenda!

O Detran – SP começou a implementação de uma Central Estadual de Apurações (CEA) para coordenar e agilizar processos de investigação de irregularidades internas. 

O programa vai investigar possíveis infrações cometidas por funcionários públicos do estado de São Paulo. 

Detran cria programa para investigar irregularidades internas no órgão - Foto: Divulgação
Detran cria programa para investigar irregularidades internas no órgão – Foto: Divulgação

 

Detran – SP lança programa de investigação de irregularidades internas

De acordo com o órgão, a iniciativa faz parte da nova gestão, cujo foco é fortalecer a área de Compliance e as unidades internas de auditoria. 

A nova estrutura vai agilizar e tornar mais eficientes quaisquer investigações de denúncias, assim como suspeitas de irregularidades. Dessa forma, vai assegurar que seus valores inegociáveis como respeito, integridade, segurança e eficiência sejam aplicados.

A implementação da CEA foi anunciada durante palestras internas sobre Apuração Preliminar e Integridade, que ocorreram na última semana. 

O intuito desses eventos é promover o constante aperfeiçoamento dos servidores, bem como sua atualização e melhoria contínua. 

Waldirene Santana, responsável pela Auditoria Interna do Detran-SP, ressaltou a importância dos temas discutidos para a autarquia, uma vez que a capacitação dos servidores públicos têm um impacto direto na melhoria, eficácia e eficiência das atividades

Além disso, é importante garantir serviços transparentes e de excelência para a população, que são fundamentais para a gestão da autarquia.

Entre as palestras promovidas estão:

  • “Noções Gerais sobre a Apuração Preliminar” ministrada por Inacio de Loiola Mantovani Fratini, Procurador do Estado de São Paulo, 
  • “Infrações em Espécie mais Recorrentes” realizada por José Carlos Cabral, Procurador do Estado de São Paulo
  • “Assédio Sexual” ministrada por Marcela Gonçalves Godoy, Procuradora do Estado de São Paulo, 
  • “Assédio Moral” com Kristina Yassuko Iha Wandalsen, Procuradora do Estado de São Paulo. 

Tolerância Zero à Corrupção no órgão de trânsito paulista

Em março deste ano, o Detran também criou um grupo com servidores voluntários para propor soluções sobre os temas Compliance e Integridade. 

O objetivo é combater desvios de conduta e promover melhores serviços à sociedade paulista.

Empresas reguladas pelo Detran - SP terão que atualizar informações - Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Empresas reguladas pelo Detran – SP terão que atualizar informações – Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

 

A partir daí, desenvolveu ações de fiscalização de irregularidades cometidas por estabelecimentos que prestam serviços ao Detran – SP, fiscalizando, entre desmanches, centros de formação de condutores (CFCs) e estampadoras, entre outros. 

O órgão também lançou a Portaria Normativa nº 10, que determina a obrigatoriedade de recadastramento de todas as pessoas físicas ou jurídicas que exercem alguma atividade regulamentada pelo Detran. 

Autoescolas, clínicas médicas e psicológicas, despachantes, estampadoras de placas, empresas de inspeção veicular e desmontes devem atualizar suas informações ao longo do mês de novembro. 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA