Detran flagra aulas fantasmas em CFCs: veja o que é e as graves consequências

O Detran-SP revelou que três Centros de Formação de Condutores (CFCs) foram flagrados com aulas fantasmas. A seguir, o Garagem360 explica detalhes da fiscalização e as graves consequências. Acompanhe!

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

O que são aulas fantasmas em CFCs?  

De acordo com o Detran-SP, elas se caracterizam quando os alunos começam as aulas com coleta digital. Posteriormente, vão embora e só retornam após duras horas para encerrar o processo. 

Esse tipo de prática é considerada ilegal e foi indentifadas em três CFCs do interior paulista: Pederneiras, Piedade e Piracicaba. 

Leia também: 

Como o Detran-SP descobriu as aulas fantasmas? 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

As equipes de fiscalização foram aos CFCs após receberem denúncias no canal da Ouvidoria  (FALA.SP.GOV.BR). 

Nesses locais, eles descobriram que os alunos tanto de atividades teóricas quanto das práticas, não estavam presentes. 

“O Detran-SP está comprometido em coibir irregularidades no processo de obtenção e renovação da CNH por meio de soluções tecnológicas e de fiscalização. Utilizamos tablets com software de segurança para validações faciais e verificação de pontos e tempo durante o exame de direção. Estamos desenvolvendo a identificação biométrica com uso de liveness para assegurar que todas as etapas (aulas teóricas e práticas) sejam realizadas pelos próprios candidatos, combatendo fraudes. Aumentar as fiscalizações aos CFCs é uma meta importante para garantir que motoristas conscientes contribuam para um trânsito mais seguro”, reforça, Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

O que vai acontecer com os CFCs e os responsáveis?

Agora, os responsáveis responderão por um processo administrativo sancionatório. Se forem condenados, os envolvidos podem sofrer com a cassação do registro de credenciamento. 

Segundo o Detran-SP, essas penalidades são aplicáveis apenas após a finalização do respectivo processo administrativo. 

Aulas fantasmas são cada vez mais comuns 

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Detran paulista também apreendeu, na semana passada, 700 dedos de silicone. A fiscalização atuou em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe do universo infantil. 

Leia também: Qual carro da Fiat é possível comprar por até R$ 100 mil?

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar