Detran divulga lista de motoristas com CNH suspensa; veja as consequências

O condutor que dirigir com CNH suspensa comete uma infração gravíssima segundo o artigo 256 do Código de Trânsito Brasileiro. Para evitar dores de cabeça, o Detran-DF divulgou a lista dos motoristas que estão com o documento nessa situação. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. Acompanhe!

Como saber se a CNH está suspensa?

Basta acessar a lista completa do Diário Oficial (DODF). As informações dos condutores estão descritas entre as páginas 67 a 77.

O Garagem360 deixa claro que esse é o único meio de comunicação do Detran. Qualquer outro tipo de contato os motoristas devem redobrar a atenção, uma vez que criminosos podem usar isso como uma isca para aplicar golpes.

Leia também:

É possível entrar com recurso?

Sim. Esse processo deve ser feito em até 30 dias, que são contados a partir da publicação que foi divulgada pelo DODF.

A argumentação pode ser enviada para dois destinatários:

  • Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari);

  • Correios: setor de Administração Municipal (SAM), Lote A, Bloco B, Edifício Sede – CEP 70.620-020.

Se o recurso não for apresentado durante esse período, os condutores terão o direito de dirigir suspensos por 60 dias. Durante esse bimestre, será preciso que eles façam curso e exame de reciclagem.

O que acontece se o condutor for pego dirigindo com a carteira suspensa?

A infração pode acarretar em multa, apreensão do veículo e o condutor pode até receber voz de prisão.

Em algumas situações, o infrator poderá ser preso entre seis meses a um ano. A cassação da habilitação ou a suspensão prorrogada são outras consequências previstas para os condutores.

Além disso, a penalidade por dirigir com CNH suspensa também vale para aqueles casos em que o condutor estiver dirigindo o veículo de um amigo ou parente.

Em outras palavras, caso você for impedido de dirigir um automóvel, você também não poderá conduzir nenhum outro tipo de veículo que a permissão da CNH for exigida pela legislação brasileira.

Portanto, o melhor caminho para evitar problemas é buscar a regularização e manter a sua CNH em dia, ok?

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.

Leia também: Lei da CNH faz idosos de +60 anos terem que ir ao Detran mais cedo

 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar