Detran anuncia mudança IMPORTANTE na CNH 2023; veja qual

O Detran-SP anunciou uma mudança importante na CNH que certamente será bem recebida por muitos motoristas: a possibilidade de renovar a Carteira Nacional de Habilitação, antecipadamente, a qualquer momento.

CNH
Mudança importante na CNH vai facilitar renovação antes do fim do prazo. Foto: Freepik

Mudança importante na CNH facilita renovação

Agora não há mais a restrição de renovar a carteira com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data de vencimento.

Em setembro, os condutores que quiserem renovar o documento vão poder fazê-lo quando for mais conveniente. 

VEJA TAMBÉM

Para isso, basta se dirigir a qualquer posto de atendimento do Detran-SP. A princípio, apenas de forma presencial, mas nos próximos meses também será possível fazer a renovação pelos canais digitais do órgão. 

“Com a nova medida fica revogado o Comunicado Detran-SP nº 05, de 31 de agosto de 2013, que impossibilitava a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com antecedência superior a 30 dias, contados da data de sua validade”, comunicou o órgão.

Como renovar a CNH

Para realizar a renovação antecipada da CNH, basta agendar no site do Detran, no do Poupa Tempo ou ainda no app do Poupa Tempo Digital. 

É só confirmar os dados e fazer o agendamento na capital em um dos  postos do Poupa Tempo:

  • Alesp;
  • Cidade Ademar;
  • Itaquera;
  • Lapa;
  • Sé; 
  • Santo Amaro

Nas demais cidades do estado, é necessário se dirigir a um dos postos avançados do Detran ou no Ciretran ou Posto Avançado Detran-SP. 

Além da CNH original, o motorista precisa levar consigo original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses anteriores ao agendamento, bem como o exame médico na clínica indicada pelo sistema. 

Se preferir, o condutor pode manter a foto da CNH antiga que se encontra no sistema, desde que não esteja desatualizada. Caso queira uma foto nova, será feita no próprio local de renovação. 

Motoristas com habilitação categorias A e B devem apenas fazer o exame médico com um profissional credenciado. 

Já aqueles que exercem alguma atividade remunerada terão que se submeter ao exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Além disso, após a coleta ainda é preciso agendar o exame médico no prazo de até 90 dias. 

Por fim, independente da categoria, ainda é preciso pagar a taxa de emissão da CNH. Em poucos dias o Detran envia um e-mail com as orientações para acessar a CNH Digital e o emite o documento físico para a casa do condutor.

Aproveite e confira: 5 SUVs que têm o preço de um Peugeot 208 0 km

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar