Descarte de baterias de carros elétricos não será mais problema

A ascensão dos carros elétricos no Brasil vem acompanhado de alguns temas que antes era desconhecido do grande público. Assim como a estrutura para carregamento destes veículos, outro ponto discutido é sobre o descarte de baterias. Porém, essa solução pode ter sido encontrada pela Stellantis.

Descarte de baterias de carros elétricos não será mais problema

Uma das principais preocupações do segmento pode ter seu destino finalmente selado (Foto: Divulgação/Volkswagen)

 

Destino para baterias de carros elétricos

A Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, assinou um acordo com a multinacional Orano para reciclagem de baterias dos carros elétricos.

A iniciativa visa acabar com um dos principais problemas dos veículos eletrificados, o descarte das baterias de forma não sustentável.

Dessa forma, a parceria anunciada nesta terça-feira (24) espera estabelecer uma joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos no fim da vida e resíduos das mega fábricas na Europa e América do Norte. 

A iniciativa faz parte da estratégia global Dare Forward 2030 da Stellantis, com objetivos ambiciosos de descarbonização do meio ambiente.

Do mesmo modo, a produção se iniciará no primeiro semestre de 2026, reutilizando os ativos e as unidades existentes da Stellantis, porém ainda é necessário a firmação de acordo definitivo entre as empresas.

“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, declarou Alison Jones, vice-presidente da Stellantis.

Descarte de baterias de carros elétricos não será mais problema

Uma das principais preocupações do segmento pode ter seu destino finalmente selado (Foto: Pixabay)

 

Reciclagem

A joint venture criada entre Stellantis e Orano capitalizarão tecnologia de baixo carbono para romper com os processos danosos ao ambiente, como ocorrem em muitos casos atualmente.

Dessa maneira, a recuperação de todos os materiais das baterias de íons de lítio e a fabricação de novos materiais catódicos serão possíveis.

O novo acordo produzirá também materiais conhecidos como “massa negra” ou “massa ativa”, que contribuirão para a ‘’economia circular’’.

Além do novo sistema para reciclagem de baterias, a Orano também auxiliará a Stellantis com uma nova solução para gerir baterias atuais em fim de vida.

A expectativa é de que esses investimentos para readequação e melhoraria das competências dos colaboradores da Stellantis e da Orano, possam abrir perspectivas sustentáveis para todo o segmento.

Dare Forward

A criação de uma joint venture para reorganização do sistema de descarte de baterias é mais uma etapa do Dare Forward 2030 da Stellantis.

O plano estratégico da montadora visa, entre outras coisas, aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes, além de alcançar mais de 2 bilhões de euros em receitas totais no que se refere a economia circular até 2030.

Como meta ainda mais ambiciosa, a Stellantis espera se tornar uma corporação neutra de emissão de carbono até 2038.

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Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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