Depois da polêmica China reforça regras de exportação de carros usados
A China intensifica o controle sobre a exportação de carros usados com novas regras para garantir qualidade e transparência. Saiba o que muda e o impacto no mercado global.
A China está agindo para reorganizar seu crescente mercado de exportação de veículos usados. Após um período de rápida expansão e algumas polêmicas, o Ministério do Comércio da China (MOFCOM) anunciou nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025, um reforço nas diretrizes regulatórias para a exportação de carros usados.
A medida visa apoiar o crescimento ordenado do setor e garantir a qualidade dos veículos chineses que chegam ao mercado global.
China reforça regras de exportação de carros usados
O porta-voz do MOFCOM, He Yadong, destacou que as novas orientações são um passo natural após a decisão de fevereiro de 2024 de expandir as operações de exportação de carros usados para todo o país, marcando o fim de um programa piloto lançado em 2019.
Essa expansão resultou em um crescimento impressionante: a China exportou 275.000 veículos usados em 2023, e esse número saltou para mais de 436.000 unidades em 2024, um aumento de 58,5% em apenas um ano, totalizando aproximadamente US$ 6,88 bilhões em valor de exportação.
As novas regras buscam padronizar a qualidade e a conformidade dos veículos exportados. Agora, os carros usados devem aderir às normas nacionais de qualidade, como a WM/T 8-2022 para automóveis de passageiros e a WM/T 9-2022 para veículos comerciais.

Uma das principais mudanças é a exigência de que cada veículo seja inspecionado por uma agência terceira certificada, com os relatórios de inspeção sendo apresentados pelos exportadores.
Além disso, os exportadores precisarão garantir a conformidade com as regulamentações de importação dos países de destino, incluindo a emissão de declarações de conformidade quando necessário.
O MOFCOM também está incentivando o uso do “Sistema de Registro Eletrônico de Saúde de Manutenção Automotiva” da China para verificar o histórico de serviços dos veículos, um passo importante para aumentar a transparência e a confiança.
Contexto: Carros “Zero Quilômetro Usados” e excesso de estoque
Essas medidas de supervisão vêm em um momento crucial. O mercado doméstico chinês de carros usados tem enfrentado desafios de transparência, especialmente com o fenômeno dos “carros usados zero quilômetro”.
Esses são veículos registrados como vendidos, mas com pouca ou nenhuma quilometragem, que são revendidos como usados, muitas vezes com desconto. Essa prática permite que as montadoras evitem as estatísticas de estoque de carros novos, o que, segundo analistas, é resultado da persistente sobrecapacidade de produção e dos altos níveis de estoque — em abril de 2025, o estoque nacional de automóveis de passeio da China era de 3,5 milhões de unidades.

A questão dos “carros usados zero quilômetro” chamou a atenção de reguladores e fabricantes. Em maio, o MOFCOM realizou uma reunião com montadoras e plataformas de veículos usados para discutir aprimoramentos na supervisão das transações e estruturas para evitar distorções de dados.
A expansão das exportações regulamentadas de veículos usados é vista como uma possível saída para o excesso de estoque chinês. Ao exigir inspeções técnicas e a verificação do histórico de serviço, a nova política também visa restaurar a confiança nas práticas de revenda de veículos, tanto no mercado doméstico quanto internacional.
Com essas novas regras, a China busca não apenas expandir seu mercado de exportação, mas também garantir que seus veículos usados mantenham um padrão de qualidade e confiabilidade no cenário global.
Leia também: Carros chineses mais vendidos no Brasil: descubra os 15 modelos que estão dominando as vendas em 2025
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.