Demanda por seguros de autos cresce 30% em maio; saiba os motivos da alta

Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes
Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes (Foto: Reprodução)

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o  indicador medido pelo Neurotech, aponta um crescimento de 30% na demanda de seguros de autos. Entenda os motivos para o maior crescimento, bem como veja dicas para acertar na escolha da contratação do serviço.

Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes
Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes (Foto: Pixabay)

Crescimento de seguro de autos tem crescimento e melhora no mercado de 0 km é uma das justificativas

Ao decidir comprar um carro, diversos fatores devem ser levados em consideração. E além do valor final do veículo, outros gastos devem entrar na lista, como as revisões periódicas, gastos com o combustível e é claro, o preço do seguro automotivo.

Sobre esse último de acordo com o mais recente levantamento que de uma empresa especializada no setor, a demanda por seguros de automóveis registrou alta de 30% em maio deste ano quando comparada a igual mês de 2021. É o que revela o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).

VEJA TAMBÉM

O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Em maio, o INDS destaca os estados do Paraná (32,91%), Rio Grande do Sul (30,77%) e São Paulo (24,47%), entre os três primeiros do ranking. Foram seguidos por Rio de Janeiro e Minas Gerais, com alta de 22,55% e 17,86%, respectivamente.

Quando comparado com abril o crescimento é de 18,79%

Em relação a abril deste ano, o crescimento do indicador nacional foi de 18,79%. O movimento foi puxado pela retomada das vendas de veículos novos, que tiveram melhor resultado do ano segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.

De acordo com a entidade, em maio, o comércio de veículos novos subiu 27,1% na comparação com abril, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Com volume próximo ao de maio de 2021 — leve queda de 0,8% -, a associação considerou o resultado do mês passado surpreendente, ainda que no acumulado desde o primeiro dia do ano as vendas mostrem queda de 17%, com 739,9 mil unidades licenciadas nos cinco primeiros meses do ano.

Retomada da circulação também ocasionou na maior procura por seguros de autos

Daniel Gusson, Superintendente Comercial de Seguros da Neurotech, avalia que outro motivo, além da busca de melhores condições de preço e o aumento das vendas de veículos novos, é a retomada da circulação a patamares iguais aos de anteriormente à pandemia.

Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes
Maior aumento da circulação é um dos motivos (Foto: Pixabay)

5 dicas de como acertar na escolha durante a contratação de seguros de autos?

Confira algumas dicas da Pier, que te ajudarão a acertar durante a escolha do melhor seguro automotivo para o seu perfil.

1 – Escolha das coberturas

Antes de contratar um seguro, pense nos seus hábitos e costumes no dia a dia. Assim, é mais fácil entender quais coberturas você realmente precisa: roubo e furto, colisão, perda total, cobertura para terceiros, reboque (com ou sem limite de quilometragem), assistência 24 horas etc.

Optar por contratar apenas os serviços que você tem chances de acionar, eventualmente, pode deixar sua mensalidade mais barata.

2 – Conheça as franquias e carências

Franquia é o quanto você paga à seguradora em caso de sinistro e é importante conhecer esses valores antes da contratação. Muitas vezes, uma mensalidade mais em conta esconde franquias altas e, em caso de acidentes, você pode acabar gastando mais dinheiro do que em uma seguradora sem franquias ou valores mais baixos.

Vale a pena também entender sobre a carência, que é o prazo para você estar protegido após contratar o seguro. Se algo acontecer antes desse tempo, pode ser que você não receba o valor esperado.

3 – Seja sincero ao passar informações à seguradora

Passe somente informações verdadeiras, tanto ao solicitar a cotação e preencher o cadastro inicial quanto ao solicitar uma assistência ou notificar um sinistro. Informações incorretas e dados imprecisos podem dificultar ou atrasar esses processos ou até mesmo impedir que você receba o seu reembolso.

4 – Mantenha um bom histórico como motorista

As seguradoras podem levar em consideração o seu histórico como motorista ao precificar o seu seguro de automóvel. Informações sobre multas ou se você já se envolveu em acidentes podem deixar sua mensalidade mais cara ou mais barata.

Dirigir com cautela, além de garantir mais segurança no seu dia a dia, pode dar uma aliviada no bolso também.

5 – Faça cotações e compare os preços

Finalmente, sabendo de tudo isso que pode te ajudar a economizar no seguro, a última dica é: compare! Faça cotações em mais de uma seguradora, entenda sobre as coberturas, franquias e carências, e contrate o que fizer mais sentido para o seu momento e estilo de vida.

Conheça também a reputação da seguradora que pretende contratar, quem são as pessoas que estão por trás do negócio, as avaliações de atendimento e satisfação da companhia, tanto nas redes sociais como em sites específicos.

Assim, você tem mais chances de encontrar o seguro que mais combina com seu momento de vida e que proteja seus bens da melhor maneira.

Procura por seguros de autos aumenta em maio, veja os detalhes
Entenda suas reais necessidades antes de contratar o serviço (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar