Deixado de lado entre os 0 km, carro amado da Honda ainda é sucesso entre os usados

O Civic, carro amado da Honda e que figurou entre os sedans mais vendidos, hoje não vende tanto entre os modelos zero km. Em sua época de ouro, dezenas de milhares de unidades eram vendidas todos os anos, mas depois de deixar de ser produzido no país, perdeu mercado de forma surpreendente. 

No entanto, as vendas entre os usados crescem a cada mês e só no primeiro trimestre de 2024, foram comercializadas mais de 40 mil unidades. Mas porque não se vende mais tantas unidades do Civic novo? Tentamos explicar no post. 

Honda Civic é o carro amado da Honda que não vende 0 km, mas sim usado - Foto: Divulgação
Honda Civic é o carro amado da Honda que não vende 0 km, mas  sim usado – Foto: Divulgação

 

Honda Civic – carro amado da Honda ainda é sucesso entre os usados. 

Em sua 11ª geração, o Civic zero km emplacou 333 unidades no ano (janeiro a março), de acordo com a Fenabrave. Porém, entre os usados, seus números são bem relevantes. 

No levantamento dos carros usados da própria Fenabrave, o Civic vendeu 41.109 unidades no trimestre – 14.355 Civics usados em janeiro, 13.203 em fevereiro e 13.551 em março, totalizando 41.109 unidades vendidas.

Apesar de estar bem atrás do Corolla em vendas, o último ano do Civic produzido no Brasil (2021) emplacou 18.949 unidades. Pouco mais de um ano depois, chegou ao mercado o Civic da 11ª geração importado da Tailândia, atualizado, com motor híbrido. 

Veja aqui a ficha completa do Honda CIVC 11ª geração.

Porque o Honda Civic não vende tanto?

São muitos os fatores que podem explicar a queda nas vendas do Civic importado, como:

  • Aumento de preços – o Civic, devido sua importação, já não compete com os preços do rival. É vendido a R$ 259.990, enquanto o Toyota Corolla sai por R$ 148.990. Se for levar em consideração a versão híbrida Altis, o preço é de R$ 187.990. 

Essa diferença de preço pode ser uma barreira para quem quer o sedan e acaba optando pelo modelo da Toyota. 

Honda Civic - Foto: Divulgação
Honda Civic – Foto: Divulgação
  • Crescimento do mercado de usados – o mercado de usados no Brasil vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela busca se opções mais acessíveis em meio à alta nos preços dos carros zero km.

Possivelmente o cenário deve ser o mesmo no futuro, visto a estratégia da Honda por dar prioridade aos SUVs. Recentemente a marca japonesa anunciou investimentos na casa dos R$ 4,2 bilhões para o período de 2024 a 2030 para a produção de híbridos flex. 

A marca também anunciou o retotno do SUV compacto WR-V, que pode ou não contar com a tecnologia eletrificada. De acordo com a montadora mais informações sobre o veículo serão divulgadas “oportunamente”. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar