Debaixo d’água: veja como funcionará o túnel subaquático que ligará as cidades de Santos e Guarujá

O Governo do Estado de São Paulo anunciou no último fim de semana que construirá um túnel subaquático. Confira os detalhes da inovação.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou no último fim de semana que construirá um túnel subaquático. Confira os detalhes da inovação. 

Debaixo d'água: veja como funcionará o túnel subaquático que ligará as cidades de Santos e Guarujá
Divulgação: Prefeitura de Santos

Túnel subaquático Santos-Guarujá

O Estado de São Paulo será a primeira região da América Latina a desenvolver um túnel subaquático na América Latina. 

O projeto inovador ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, terá cerca de 860 metros de distância entre as margens (incluindo embocadura), além de 21 metros de profundidade.  

A ideia é promover a locomoção de ciclistas, pedestres e VLTs (Veículo Leve Sob Trilhos), passando por baixo do canal do Porto de Santos. 

O anúncio oficial da inovadora obra foi realizado pelo governo paulista e presenciado pelo Governo Federal nesta sexta (2). 

Quando começa a construção do túnel Santos-Guarujá?

O túnel subaquático deve iniciar suas obras no próximo ano. A previsão de entrega está datada para daqui há três anos, portanto 2028. 

Detalhes da inovação 

O túnel subaquático contará com três faixas em dois sentidos, uma delas direcionada aos VLTs. Também poderão se deslocar no túnel, pedestres e ciclistas. 

Segundo as informações iniciais do projeto, a profundidade mínima da construção subterrânea será de 21 metros. 

Dessa forma, serão construídos seis módulos de concreto armado, transportados até a instalação sem interromper a atividade no Porto de Santos, o maior do hemisfério sul. 

A construção será fruto de uma parceria entre iniciativa pública e privada, denominada ‘’PPP’’ e custará R$ 5,9 bilhões. 

Vale lembrar que o Porto de Santos é responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil. 

Só em dezembro do último ano, o porto registrou movimentação de 15,6 milhões de toneladas de cargas, uma alta de 29,1% em relação a dezembro de 2022. 

De janeiro a dezembro de 2023 foram 173,3 milhões de toneladas transportadas. 

Debaixo d'água: veja como funcionará o túnel subaquático que ligará as cidades de Santos e Guarujá
Foto: Divulgação. 

Redução do tempo de deslocamento

O principal intuito por trás da construção do novo e tecnológico túnel é a redução do tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá, importantes regiões de transporte do litoral paulista e brasileiro. 

A estimativa é de que o novo túnel imerso reduza em até 50 minutos o tempo de locomoção entre as duas cidades. 

Outro impacto imediato da obra será a desobstrução da via terrestre Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), além da liberação do canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

Transporte de pessoas

De acordo com o Governo Federal, o projeto beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista. 

Do mesmo modo, os mais de 4 milhões de turistas que visitam anualmente o litoral norte também serão favorecidos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA