De volta ao normal: veja o que revisar no carro após o período de férias
Revisão do veículo: checklist para deixar tudo em ordem
A revisão do carro, especialmente, após o período de férias, pode ser uma baita dor de cabeça.
Pensando nisso, o Garagem360, entrevistou Diego Ferrazza, mecânico, youtuber e parceiro da Tramontina Pro, para listar quais são os itens mais importantes deste processo. Acompanhe!
O que verificar numa revisão de carro?
A revisão de um veículo exige uma análise criteriosa de diversos elementos, como pneus, bateria, cinto de segurança, funcionamento da água dos limpadores, entre outros detalhes.
Logo abaixo, o Garagem360 destaca o que você não pode ignorar durante este processo. Confira!
Buchas de suspensão, amortecedores e barras e terminais de direção
De acordo com Diego Ferrazza, a revisão destes itens é fundamental, sobretudo, para motoristas que dirigem em estradas irregulares.
O sistema de embreagem, segundo o mecânico, é um dos pontos que merecem atenção redobrada. Isso porque, ele pode ser danificado devido a sobrepeso de carga no veículo ou por causa dos engarrafamentos na estrada.
“Não é só o número de pessoas no veículo que conta. A utilização de reboques também caracteriza carga extra e pode causar problemas”, explica Ferrazza.
Ele alerta ainda que tais fatores afetam a calibragem dos pneus. Portanto, coloque esses itens como prioridade na revisão do veículo.
Sistema de arrefecimento e lubrificantes
Para manter a temperatura do carro na medida ideal, recomenda-se verificar o estado das mangueiras e do líquido de arrefecimento. Também é indicado avaliar o nível do óleo do motor e do fluido de freio.
Leia também:
-
Manutenção: condição do fluido de freio pode interferir na frenagem correta do seu carro
-
Manutenção de um carro elétrico: esse é o verdadeiro preço a pagar
-
Tudo o que você NÃO deve fazer se tem carro com câmbio automático
Limpeza
As condições climáticas (vento forte, temporal, seca e calor tórrido) são grandes vilãs para os nossos veículos.
E, engana-se quem pensa que elas afetam somente a pintura do automóvel, mas também a vida útil de algumas peças.
Tendo isso em mente, o especialista destaca que é importante analisar e limpar elementos internos que tiveram contato com areia ou barro, por exemplo.
Num primeiro momento, você até pode considerar essa dica um exagero ou óbvia demais, mas ela evita diversos problemas em seu veículo.
E, para te ajudar neste processo, confira um vídeo que ensina um jeito fácil de limpar o tapetinho do carro sem aspirador.
Itens de segurança
Esquecer de algum item durante a revisão do veículo é normal porque são vários pontos que devem ser analisados.
E, para ajudar a sua memória, Diego Ferrazza fez uma espécie de checklist com os pontos mais importantes. Veja só:
-
Funcionamento de freios
-
Luzes
-
Buzina
-
Cintos de segurança
-
Retrovisores e limpadores de para-brisa
-
Nível e o bom funcionamento da água dos limpadores
-
Integridade dos pneus
-
Estepe
-
Validade e integridade do extintor de incêndio
O mecânico ainda traz mais considerações:
“Outro ponto importante é ficar atento às luzes de advertência no painel: do airbag, de temperatura, todas. Elas indicam anomalias no sistema e auxiliam a identificar problemas”, aconselha Ferrazza.
Bateria
Se você viajou de ônibus ou de avião e não usou o seu veículo durante as férias, provavelmente, ele vai demorar um pouco para dar partida. Contudo, caso essa demora persista ou você estiver com dificuldades em ligar o veículo, acenda o alerta! Pois, tratam-se de sinais clássicos de que a bateria do automóvel está chegando ao fim.
Entretanto, Ferrazza orienta que é preciso ter cautela antes de cravar a origem do problema:
“A dificuldade em dar partida também pode indicar um problema no sistema de injeção eletrônica ou de ignição, ou até mesmo a gasolina envelhecida no tanque. Antes de optar pela troca da bateria, é primordial conferir estas outras condições”, destaca.
O que acontece se atrasar a revisão do carro?
O atraso na revisão do veículo pode trazer uma série de problemas para as velas de ignição, amortecedores, bateria, sistema de freios e pneus.
Tudo isso impacta diretamente não só na sua performance no trânsito, mas na sua segurança e de outros ocupantes do veículo. Para piorar, pode trazer outras dores de cabeça.
Por exemplo: segundo o Art. 230, sinalizado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o carro com defeito no sistema de iluminação, é considerado uma infração média e passível de multa. Portanto, fique ligado.
E aí, gostou das nossas dicas? Além de tudo que falamos até aqui, dê o play no vídeo abaixo e assista carros com valor de revisão mais baratos:
Confira também: O carro mais econômico da Fiat faz mais de 13 km/l: adivinha quem?