De olho em 9 milhões de animais, empresa lança ‘Uber do Boi’ para transporte de animais
JBS lança Uboi, o 'Uber do Gado', um app para pecuaristas solicitarem e rastrearem o transporte de animais em tempo real. Saiba como a plataforma otimiza a logística e a rastreabilidade no agronegócio.
A JBS Transportadora está modernizando a logística do agronegócio com o lançamento da Uboi, uma plataforma digital que permite aos pecuaristas solicitar e acompanhar o transporte de gado em tempo real. A iniciativa visa simplificar a movimentação de um volume significativo de animais – a transportadora já movimentou cerca de 9 milhões de cabeças nos últimos cinco anos.
De olho em 9 milhões de animais, JBS lança ‘Uber do Gado’ para transporte em tempo real
O aplicativo Uboi atende atualmente os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e foi criado para facilitar a logística entre fazendas, leilões e frigoríficos.
O funcionamento da Uboi é similar aos aplicativos de transporte de passageiros que operam nas cidades. O produtor rural acessa a plataforma e pode:
-
Solicitar o transporte de animais.
-
Informar origem, destino e a quantidade de cabeças de gado.
-
O sistema, então, calcula o tipo de veículo adequado para a carga.
-
Por fim, disponibiliza motoristas cadastrados para a realização do serviço.
Com mais de 6 mil motoristas cadastrados e cerca de 9 mil viagens já realizadas, a Uboi atende à necessidade de um setor que busca eficiência e redução de custos.
Redução de custos e rastreabilidade
O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, reforçou em entrevista a importância de soluções que tragam economia para o pecuarista. “Aquilo que vem para gerar economia é bom. Queremos reduzir os custos”, afirmou. Ele também ressaltou a necessidade de incluir motoristas de diferentes portes no novo sistema.
Um diferencial crucial da Uboi é o monitoramento da viagem em tempo real. Por meio de um sistema de rastreamento, o produtor acompanha o status do embarque, a localização exata do caminhão e o momento previsto de chegada ao destino.
A JBS garante que todos os motoristas passam por treinamentos rigorosos, seguindo protocolos de bem-estar animal com monitoramento 24 horas. Os veículos, por sua vez, passam por inspeções regulares e são equipados para minimizar o estresse do gado durante o percurso. Além de logística, o aplicativo contribui para a rastreabilidade do gado, registrando informações detalhadas sobre a origem e as condições do transporte.
Você é pecuarista ou trabalha no agronegócio? Como você avalia o potencial dessa tecnologia para reduzir custos e melhorar o bem-estar animal? Deixe sua opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.